EM PIRACICABA (SP) 27 DE JANEIRO DE 2023

Vereadora solicita à Semac retomada de eventos das artes plásticas

Rai de Almeida se reuniu com o titular da Pasta, Carlos Beltrame, para pedir a realização dos Salões de Arte Contemporânea, Belas Artes e Aquarelas




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


Em reunião na manhã de quinta-feira, 26, na sede da Secretaria de Ação Cultural (Semac), no Engenho Central, a vereadora Rai de Almeida (PT) e os artistas plásticos Margarete Zenero e Manuel Guglielmo solicitaram ao secretário Carlos Beltrame a retomada dos principais salões de arte da cidade: o Salão de Arte Contemporânea, o Salão de Belas Artes e o de Aquarelas.

Paralisados praticamente desde o início da pandemia (à exceção do Salão de Aquarelas, cuja última edição se deu entre novembro e dezembro de 2020), esses eventos marcaram época na história das artes plásticas de Piracicaba, tendo atraindo olhares e participação de artistas de diversas regiões do país.

O secretário Carlos Beltrame – que assumiu a Semac este ano, acumulando a pasta da Secretaria de Governo – comprometeu-se em retomar essas atividades ao longo de ano. Ele informou que será constituída uma comissão para organizar e buscar viabilizar esses projetos.  

Beltrame revelou ainda que a Semac vai sempre avaliar e “buscar realizar tudo o que estiver ao alcance dela”, pontuou, para que possa oferecer à cidade o “que há de melhor no campo cultura”, disse – e, nesse sentido, inclui a retomada dos tradicionais salões. Ainda sobre a nova fase da Semac, o secretário expôs seu desejo de levar projetos e atividades culturais aos bairros, buscando descentralizar a cultura e atender à cidade como um todo. 

Rai de Almeida aproveitou para cobrar a questão da Pinacoteca Municipal – ainda sem local de funcionamento após ter sido retirada de seu prédio histórico. Agradecendo ao secretário pela acolhida, Rai antecipou a necessidade de novas reuniões para que outras pautas da cultura possam ser debatidas e colocou-se à disposição para auxiliar no contato e possíveis mediações junto ao Ministério da Cultura e demais órgãos do governo federal.   

SALÕES
Fundado em 1968, o Salão de Arte Contemporânea teve sua primeira edição na sede do Calq – o Centro Acadêmico Luiz de Queiros, da Esalq/USP. Como revela matéria do “Jornal da USP” – em edição eletrônica de 19/10/2018, o Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba “integrou um movimento que inaugurou outros salões, como o de Ribeirão Preto” e traz em sua essência o “vigor e longevidade traduzidos em sua diversidade artística.”

Criado por Archimedes Dutra em 1953, o Salão de Belas Artes foi um dos únicos salões do país a manterem ininterruptas as atividades ao longo dos anos – tendo sido paralisado também nos anos de pandemia. Considerado patrimônio da cidade, o salão também atrai a participação de artistas de cidades de outros estados brasileiros.

Mais recente, o Salão de Aquarelas foi criado em 2015, em homenagem à Miguel Arcanjo Benício de Assunção Dutra – ou Miguelzinho Dutra, como era conhecido, considerado um dos precursores do aquarelismo no Brasil.

Cultura Legislativo Rai de Almeida

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas