EM PIRACICABA (SP) 02 DE JUNHO DE 2022

Vereadores conhecem modelo de atendimento de obra Salesiana de Araras

Gilmar Rotta e Acacio Godoy (ambos do PP) estiveram em Araras hoje para buscar, em obra assistencial, modelos de atendimento que possam ser levados ao executivo




Toque na imagem para aumentar

Visita realizada à Obra Salesiana de Apoio Fraterno (ASAF), em Araras, pode inspirar projetos semelhantes em Piracicaba

Crédito: Assessoria parlamentar


Os impactos da pandemia, tanto no aspecto social quando econômico, precisam ser analisados de forma mais criteriosa, visando minimizar os efeitos sobre as comunidades mais carentes. Para isso, buscar experiências bem-sucedidas de atendimento em entidades assistenciais tem feito parte da atuação dos presidente e vice-presidente da Câmara, Gilmar Rotta (PP) e Acácio Godoy (PP). Eles estiveram hoje em Araras, conhecendo a Obra Salesiana de Apoio Fraterno (ASAF), comandada pela irmã Metka A. Kastelic.
 
Fundada em 1968 pela Irmã Diva Patarra, na cidade de Araras, incialmente a entidade acolhia crianças enquanto os pais trabalhavam na colheita da cana-de-açúcar. Hoje, ela conta com dois projetos: o Crescendo em Cidadania, que trabalha na perspectiva de garantir os direitos humanos de crianças e adolescentes a partir da convivência e fortalecimento de vínculos - com oficinas nos eixos do esporte, arte e cultura, cidadania e formação humana -, e o Promovendo Cidadania, que oferece cursos de qualificação profissional para adolescentes, jovens e adultos, que querem se qualificar, gerar renda e contribuir para o desenvolvimento da comunidade local.
 
O Crescendo em Cidadania oferta um recurso diferenciado para as famílias e registrada situações de vulnerabilidade social. ASAF tem parceria com o município, com as instituições de ensino superior e com o CRAS. 
 
Gilmar Rotta, se disse impressionado com organização e capacidade de atendimento da instituição, os resultados dos projetos e o poder transformador que estas atividades têm na vida das pessoas em situação de vulnerabilidade.
 
“A experiência e a credibilidade dos salesianos, somada a vontade de ajudar o próximo e o apoio público podem trazer grandes benefícios a população, focando não somente o assistencialismo, mas a formação técnica e emocional", pontuou o presidente do Legislativo piracicabano.
 
Acácio Godoy destacou que Piracicaba também conta com diversas instituições capacitadas e dedicadas ao próximo e que, na recente Festa das Nações, ficou evidente a vocação voluntária de Piracicaba. “Ações como as da ASAF nos estimulam a promover uma troca de experiências e informações, buscando novos modelos que podem nos ajudar em Piracicaba”, finalizou o vereador.
Vereadores Gilmar Rotta Acácio Godoy

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas