
Pastoral da Criança recebe homenagem por 35 anos de atuação
Acácio Godoy, Thiago Ribeiro e Paulo Campos foram apresentados à proposta em reunião com o secretário Adolpho Queiroz.
Em reunião na tarde desta quinta-feira (13), na Secretaria Municipal da Ação Cultural, os vereadores Acácio Godoy (PP), Thiago Ribeiro (PSC) e Paulo Campos (Podemos) acompanharam a apresentação da proposta para trazer a Piracicaba o projeto Casa SP Afro Brasil.
Os parlamentares foram convidados pelo secretário Adolpho Queiroz para a apresentação, da qual também participaram Agnaldo Oliveira e Lúcia Silveira, respectivamente presidente e secretária do CDCPN (Centro de Documentação, Cultura e Política Negra), e Adney Araújo, presidente do Conepir (Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra).
Adolpho e o CDCPN apresentaram a proposta aos vereadores, após o secretário e Lúcia Silveira terem ido a São Paulo (SP) conhecer a iniciativa, em reunião na Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa. A primeira fase do projeto Casa SP Afro Brasil prevê a construção de dez centros de apoio para a população negra do Estado —Piracicaba é uma das cidades que se candidataram a receber um deles.
Acácio Godoy enfatizou que o projeto é "importante e traz cidadania, atendendo aos anseios da comunidade negra de Piracicaba". Paulo Campos e Thiago Ribeiro também enalteceram a iniciativa, por seu perfil histórico e educativo e por ser voltada ao esporte e à inclusão social. Agnaldo Oliveira e Adney Araújo classificaram a candidatura como "um dia histórico para Piracicaba".
Entre os objetivos do projeto estão o reconhecimento e a valorização da história e da cultura afrobrasileiras, a promoção de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico, o enfrentamento ao racismo religioso, institucional e estrutural e a garantia de acesso aos serviços e programas do governo estadual.
As unidades oferecerão atendimento de justiça e cidadania por meio do programa "São Paulo contra o Racismo", atendimento de saúde da população negra, ensino da história e da cultura afrobrasileiras, oficinas culturais e culinárias negras e curso de gestão.
A Casa SP Afro Brasil é vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, em parceria com as pastas de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Cultura e Economia Criativa, Justiça e Cidadania, Esporte e Lazer e Habitação, por meio da CDHU. Seus objetivos coincidem com os da Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024), proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas e que tem como tema "Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento".
Pastoral da Criança recebe homenagem por 35 anos de atuação
Caixa d'água com 'vazamento gigante' traz riscos a escola no Vida Nova
Falta de médicos e insumos são problemas graves na Saúde, diz vereador
Câmara aprova mais verba para reforma do Museu Prudente de Moraes
Câmara aprova moção de aplausos a Royce do Cavaco
Piracicaba terá o Março Lilás, de prevenção ao câncer de Colo de Útero
Audiência pública debaterá sobre cobrança de IPTU na Zona Rural
Após reivindicação, vereador elenca demandas atendidas
Audiência debate situação de imóveis comerciais no Bosques do Lenheiro
Ação de guardas civis no salvamento de idosa ganha destaque na Câmara
Câmara autoriza Prefeitura a doar área para o Estado implantar a DDM
Câmara vota audiência pública sobre cobrança de IPTU na zona rural
Disparidade salarial entre médicos efetivos e de OSS preocupa vereador
Comissão de Educação dá parecer favorável a medalha para Mendes Thame
Câmara aprova redação final do PDL sobre comemoração ao bicentenário