EM PIRACICABA (SP) 26 DE NOVEMBRO DE 2021

Vereadores constatam defeitos em medidores de glicemia

Cerca de 10% dos medidores distribuídos em uma das farmácias municipais está com alteração.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


Os vereadores Pedro Kawai e André Bandeira, ambos do PSDB, foram verificar, na manhã desta sexta-feira (26), a ocorrência de problemas com medidores de glicemia, supostamente com defeito, conforme denúncia feita por usuários de insulina, durante uma reunião virtual promovida pela Associação Amigos do Diabetes de Piracicaba.

Na farmácia municipal da região central, localizada junto ao Mercado Municipal, os parlamentares conversaram com funcionários para saber se as reclamações têm sido frequentes, já que os medidores de glicemia estão sendo substituídos por aparelhos de outra marca, cuja empresa representante venceu a licitação pública para o seu fornecimento.

Aos vereadores, uma das servidoras relatou que cerca de 10% dos aparelhos, de um universo de 150 que já foram trocados, estão tendo problemas. Mas ela não soube precisar se esse percentual é o mesmo em outras unidades em que os equipamentos são distribuídos.

Para os vereadores, "a situação é muito preocupante", pois, se algum usuário de insulina for induzido a erro, por falha no aparelho, poderá ser submetido a doses que agravariam ainda mais a doença. Eles disseram que solicitarão uma reunião com a equipe gestora das farmácias municipais, para verificar se a ocorrência tem sido frequente também em outras unidades e se tais alterações estão dentro dos parâmetros aceitáveis pelos órgãos reguladores e intervenientes, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Saúde Pedro Kawai

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas