EM PIRACICABA (SP) 13 DE MAIO DE 2021

Vereadores debatem papel do Hospital Regional no enfrentamento à Covid

Tema foi discutido durante a 14ª reunião extraordinária, nesta quinta-feira. Ao todo, 30 proposituras foram aprovadas.




Toque na imagem para aumentar

Vereadores participaram, pelo Sistema de Deliberação Remoto, da 14ª reunião extraordinária






O papel do Hospital Regional no enfrentamento da Covid-19 em Piracicaba ganhou destaque nas discussões ocorridas durante a 14ª reunião extraordinária, nesta quinta-feira (13). Vereadores apontaram a necessidade de maior investimento do governo paulista na abertura de leitos de enfermeira e de UTI (unidade de terapia intensiva) para atender pacientes das 26 cidades que compõem a DRS-X (Departamento Regional de Saúde).

Os parlamentares lembraram que o hospital foi construído com recursos do município e é gerido pelo Estado, por meio de uma fundação ligada à Unicamp (Universidade Estadual Paulista). A dificuldade em ampliar o atendimento também passa pela escassez de profissionais de saúde disponíveis para contratação, observaram os vereadores.

Ao todo, 30 proposituras foram aprovadas na reunião extraordinária (acesse a íntegra da pauta da Ordem do Dia, disponível no Siave): em discussão única, nove moções e 16 requerimentos e, em segunda discussão, quatro projetos de lei e o projeto de emenda à Lei Orgânica 1/2021. De autoria da Mesa Diretora, o texto oficializa o nome "Câmara Municipal de Piracicaba" e estabelece que o Plano Plurianual deverá ser enviado ao Legislativo até 31 de maio do ano da posse do prefeito e apreciado dentro de 45 dias.

Entre as moções aprovadas, uma manifesta o apoio da Câmara em projeto de lei federal que torna mais rígida a legislação contra crimes hediondos, enquanto outras quatro são de apelo: duas contra projetos de lei federais que afrouxam regras de licenciamento ambiental e regularização fundiária; uma pela aprovação de projeto de lei federal para educação bilíngue a surdos; e outra ao governo paulista, para priorização de pais de pessoas com deficiência intelectual na vacinação contra a Covid-19.

Já os requerimentos englobam questionamentos sobre serviços de manutenção na Vila Monteiro, em Tanquinho e na Vila Sônia, a atuação da Patrulha Maria da Penha, a aplicação de recursos de emendas parlamentares, o cumprimento da lei que proíbe fogos de artifício, a coleta de lixo hospitalar e os protocolos sanitários em escolas.

A reunião extraordinária foi realizada com o uso do SDR (Sistema de Deliberação Remoto), em que apenas o presidente permanece no plenário "Francisco Antonio Coelho", com os demais parlamentares participando de seus gabinetes ou residências.

Reunião Ordinária Institucional

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas