EM PIRACICABA (SP) 17 DE AGOSTO DE 2022

Vereadores discutem resíduos sólidos com Sedema e Gaema

Reunião foi realizada no dia 8 de agosto




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade É Sua, e os vereadores Josef Borges (Solidariedade) e Paulo Camolesi (PDT) estiveram no Ministério Público no dia 8 de agosto, com a promotora de Justiça Alexandra Facciolli Matins, do Gaema PCJ (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba), e com o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Alex Salvaia, para discutir a gestão municipal de resíduos sólidos.

A reunião contou ainda com a presença da presidente da associação do Santa Rosa, Marta Maria Rezende, e da recicladora do bairro, Doralice Ferreira da Silva Crispim, que trouxeram a demanda do segmento de recicladores informais, que prestam um relevante serviço social e ambiental à comunidade piracicabana, considerando que a coleta seletiva realizada pelo município apresenta uma série de inconsistências.

A promotora Alexandra destacou a necessidade de atenção ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, enfatizando que eventuais ações isoladas a serem implementadas pelo governo devem estar amparadas juridicamente e integradas ao Plano, para que seja garantida maior eficácia e continuidade das ações.

Além disso, a promotora apontou a possibilidade de parcerias com centrais de triagem de resíduos recicláveis, desde que contempladas por um modelo de gestão bem definido pelo Município, contendo indicadores de qualidade, capacitação dos profissionais, destinação adequada e sistema de logística reversa para materiais como pneus, lâmpadas, eletrônicos, entre outros.

O secretário Alex Salvaia apresentou a visão da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, que prevê a abertura de um edital de chamamento para entidades organizadas em cooperativas de reciclagem que estejam interessadas a receber os materiais. Também informou que está em elaboração um projeto de lei que proíbe os condomínios a entregarem materiais recicláveis a catadores não credenciados na Prefeitura.

Meio Ambiente Paulo Camolesi Josef Borges Silvia Maria Morales

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas