EM PIRACICABA (SP) 30 DE NOVEMBRO DE 2022

Vereadores integram evento sobre Direitos da Criança e do Adolescente

12ª Conferência Mundial dos Direitos da Criança e do Adolescente aconteceu nesta quarta-feira (30)




Toque na imagem para aumentar

Evento foi realizado no anfiteatro da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba)

Crédito: Assessoria parlamentar


Os vereadores Pedro Kawai (PSDB) e Thiago Ribeiro (PSC) participaram, na tarde desta quarta-feira (30), da 12ª Conferência Mundial dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro acontece a cada dois anos e propõe a mobilização de integrantes do sistema de garantia de direitos, crianças, adolescentes e da sociedade, para a construção de propostas voltadas ao bem-estar e segurança desses jovens.

Neste ano, o evento foi realizado no anfiteatro da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) e discutiu a temática: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Para Pedro Kawai, o evento promove um importante momento de construção de políticas públicas para crianças e adolescentes. “Houve uma participação significativa de crianças e jovens nas pré-conferências, mais de 150 no total participaram e hoje aqui, estão em discussão as questões relacionadas à pandemia e à necessidade de criação de políticas. Parabéns ao CMDCA, que mais uma vez organizou com maestria esse evento”, disse.

Além do vereador Thiago Ribeiro, compuseram a mesa Euclídia Fioravante, titular da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social); Nivaldo Guidolim, conselheiro tutelar, e Cassiano de Santis, presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). O prefeito Luciano Almeida (sem partido) também participou.

“Quero dizer que nós, como o Poder Legislativo de Piracicaba, estamos à inteira disposição do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente”, destacou Thiago Ribeiro. O parlamentar também citou o projeto de Lei 103/2021, de sua autoria, em tramitação na Câmara, que dispõe sobre a elaboração e implementação das políticas públicas para a primeira infância pelo munícipio de Piracicaba. “Nós estamos aguardando o parecer das secretarias envolvidas neste projeto para posteriormente apresentá-lo novamente aos conselheiros, para que o Conselho possa fazer as suas indagações e colocações", pontuou.

De acordo com Euclídia, é necessário que existam “mais momentos onde seja possível ouvir as crianças”. “Enquanto gestora de assistência e desenvolvimento social, meu compromisso é fortalecer cada vez mais a rede socioassistencial, inclusive da demanda dos conselhos tutelares, que estão em nossos radares, para serem implementadas assim que possível”, ressaltou.

Cidadania Pedro Kawai Thiago Ribeiro

Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas