EM PIRACICABA (SP) 11 DE ABRIL DE 2022

Vereadores manifestam apoio ao movimento grevista dos servidores

Vários parlamentares subscreveram o PL 80/22, protocolado pelo vereador Ary Pedroso Jr (Solidariedade), que dispõe sobre a reposição e compensação dos dias de greve




Toque na imagem para aumentar

Primeira reunião legislativa presencial do ano foi marcada por debates sobre a greve do funcionalismo municipal

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




A primeira reunião legislativa presencial da Câmara Municipal de Piracicaba este ano foi marcada pela discussão do movimento pela reposição salarial dos servidores públicos municipais. O tema foi abordado por vários vereadores, durante a 10ª reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (11).

Os vereadores Cássio Luiz, o “Fala Pira” (PL), Rai de Almeida (PT), Acácio Godoy (PP), que presidiu a sessão, Silvia Morales (PV), do mandato Coletivo “A cidade é sua”, Zezinho Pereira (União Brasil), Pedro Kawai (PSDB), Thiago Ribeiro (PSC), Ary Pedroso Jr (Solidariedade) e Paulo Campos (Podemos) pediram o uso da palavra para manifestar apoio aos servidores.

O tema foi abordado na Tribuna Popular pelo dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba, José Osmir Bertazzoni. Vários parlamentares também manifestaram interesse em subscrever o projeto de lei 80/22, de iniciativa do vereador Ary Pedroso Jr. (Solidariedade), que deu entrada na Câmara nesta segunda-feira (11) e dispõe sobre a reposição e compensação dos dias de greve dos servidores estatutários e celetistas do município de Piracicaba.

A 10ª reunião ordinária também contou com o debate de outros temas, como “A necessária ‘Tarifa Zero’ para os ônibus urbanos de Piracicaba", pelo orador Wilson Trindade, também inscrito na Tribuna Popular. Além disso, a sessão foi suspensa por 30 minutos em atendimento ao requerimento 207/22, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), para discussão sobre o Dia Internacional da Doença de Parkinson e a importância sobre a conscientização, com a participação das integrantes da Colibri - Associação Brasil Parkinson Núcleo Piracicaba, Silvia Rigoldi Simões e Maria Lúcia Pianelli Sant’Anna.

Proposituras aprovadas - Foram aprovadas 35 proposituras, das quais dois projetos de decreto legislativo em redação final – criação do Fórum Permanente de Cidadania e concessão de título de cidadão; mais dois projetos de decreto legislativo em discussão única, que tratam de títulos de cidadão. Já o projeto de decreto legislativo 55/21, que institui o título “Amigo da Saúde de Piracicaba”, recebeu emenda e saiu da pauta.

Foram aprovadas ainda 13 moções, todas de aplausos, com exceção de uma, que trata de apelo ao Tribunal de Justiça a respeito da falta de juízes no Fórum de Piracicaba; oito requerimentos, que tratam de obras de infraestrutura urbana, construção de banheiros públicos, corte de mato, reparo em muro e falta d´água, além de dois requerimentos de congratulações. Também foram aprovados outros dois requerimentos em regime de urgência – um de congratulações ao Esporte Clube Vera Cruz e outro que solicita a realização de solenidade em alusão ao Dia da Lembrança.

Em segunda discussão, foram aprovados mais sete projetos de lei de denominação de espaços públicos e um projeto de lei em primeira discussão, de autoria da vereadora Sílvia Morales, que trata da instituição e inclusão da “Semana Municipal da Criatividade e Inovação” no calendário municipal de eventos.

As sessões da Câmara podem ser acompanhadas, ao vivo, a partir das 19h30, pela TV Câmara (nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra), no site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e nos perfis no Facebook e no YouTube) e pela Rádio Câmara Web. A Rádio Educativa 105,9 FM inicia a cobertura às 20h.

Reunião Ordinária Institucional André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas