EM PIRACICABA (SP) 16 DE JULHO DE 2021

Vereadores planejam a revitalização do Ribeirão do Piracicamirim

Reunião com empresa Águas do Mirante foi realizada para tratar ações futuras de revitalização




Toque na imagem para aumentar

Reunião foi realizada sede da empresa Águas do Mirante

Crédito: Assessoria parlamentar


No último dia 5 de julho (segunda), os vereadores Paulo Camolesi (PDT), Pedro Kawai  (PSDB) e Silvia Morales, do Mandato Coletivo A Cidade é Sua (PV), estiveram em uma reunião na Sede da Empresa Águas do Mirante a fim de tratar das ações futuras de revitalização do Ribeirão do Piracicamirim.

Em conversa com o diretor executivo, Ozanan Pessoa, com a coordenadora de Projetos Socioambientais, Maria Aparecida Draheim e a coordenadora de Comunicação, Ude Valentini, os vereadores tiveram acesso a um Raio-X da bacia e dos afluentes que compõem o Ribeirão do Piracicamirim e também das ações que até o momento são desempenhadas pela empresa para a manutenção das águas.

Um dos programas apresentados foi o “Ribeirão Limpo” que tem por objetivo o monitoramento de todos os ribeirões para coibir lançamentos irregulares de esgoto. Paulo Camolesi ressaltou que, junto a população da região, tem monitorado os problemas com esgoto, e feito frequentemente encaminhamentos aos responsáveis. De acordo com o vereador, nos últimos 15 dias foram mais de cinco direcionamentos com fotos e vídeos. “Tenho enviado tudo para o setor de manutenção da Águas do Mirante, muitas pessoas me procuram, acredito que a solução seria que o povo pudesse fazer esse encaminhamento num canal direto com a empresa”.

Recentemente, a vereadora Silvia Morales protocolou um requerimento que questionava o estado de poluição por esgoto no Ribeirão, num trecho próximo a faculdade Anhanguera. Segundo a vereadora, além de pensar em ações e revitalização que incluam o desassoreamento e replantio de arvores, é necessário que a fiscalização atue firmemente nos casos de descarte de esgoto.

Em consonância a isso, o vereador Pedro Kawai comentou a sua recente experiência no bairro Noiva da Colina, uma vez que para descobrir a origem de vazamentos de esgoto, uma operação de fiscalização e manutenção estava sendo realizada naquele mesmo dia, resolvendo uma demanda antiga dos moradores. Kawai também comentou sobre a necessidade de uma vistoria “in loco”, juntamente com representantes do Serviço Municipal de Águas e Esgoto – SEMAE com o objetivo de visualizar melhor as demandas e construir ações em conjunto.

A coordenadora de Projetos Socioambientais, Maria Aparecida Draheim, pediu o apoio dos vereadores para o contato com o SEMAE e a construções de ações junto a autarquia, além do mais, reforçou a necessidade de uma educação ambiental voltada para a questão do esgoto na população. Ela também pediu apoio para a conscientização dos munícipes a fim de que fossem realizados os testes nas redes de esgoto. Segundo ela, muitos precisam ser feitos dentro das residências, o que enfrenta resistência dos moradores.

Depois dessa reunião, a frente de vereadores que conta ainda com o vereador Thiago Ribeiro (PSC) irá se reunir com o presidente do SEMAE, Maurício Oliveira, a fim de alinhar o projeto do Ribeirão.

 

Meio Ambiente Paulo Camolesi Pedro Kawai Silvia Maria Morales

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891

Notícias relacionadas