EM PIRACICABA (SP) 20 DE ABRIL DE 2021

Voluntários mostram como é o nome de cada vereador na língua de sinais

"Atribuição de um sinal a uma pessoa é como um batismo na língua de sinais, geralmente ganho quando a pessoa passa a fazer parte da comunidade surda", diz Beatriz Turetta




Toque na imagem para aumentar

Vídeo é fruto de parceria entre o Legislativo, por meio do 'Câmara Inclusiva', e o Grupo Libras Piracicaba e Região






Um trabalho discutido e elaborado pela própria comunidade surda, junto com o Legislativo, para alcançar todas as pessoas. É o que está por trás do vídeo, gravado por integrantes do Grupo Libras Piracicaba e Região, que ensina como é o nome de cada um dos 23 vereadores da Câmara na língua brasileira de sinais (para assistir, clique no player ao lado).

"O vídeo ficou incrível!", resume a professora doutora Beatriz Aparecida dos Reis Turetta, coordenadora do grupo, sobre a parceria que resultou no material lançado pela Casa de Leis em mais uma das iniciativas do "Câmara Inclusiva", que visa garantir a acessibilidade em todas as ações do parlamento piracicabano.

Produzido pelo Departamento de Comunicação, o vídeo conta com a participação dos voluntários Alexandre Ribeiro, David Rodrigues Marques, Janaina Ribeiro Gonçalves, Leonardo Luis Vitti e Thiago Pereira da Silva e da intérprete Shalimar Laureano. Em ordem alfabética, o nome de cada vereador é anunciado, enquanto os intérpretes mostram como ele é em libras, relacionando-o, principalmente, à expressão facial de cada parlamentar.

"A atribuição de um sinal a alguém é como um batismo na língua de sinais, geralmente ganho quando a pessoa passa a fazer parte da comunidade surda. No caso dos vereadores, abre-se uma exceção considerando que são figuras públicas e que desempenham papel importante na nossa cidade", explica Beatriz Turetta, responsável pela pesquisa que deu base ao vídeo.

O batismo dos 23 vereadores foi concluído pelos surdos do Grupo Libras Piracicaba e Região no início deste ano, quando começou a atual legislatura, com 10 parlamentares remanescentes e 13 novatos.

"Os sinais são criados a partir das características visuais da pessoa e, em alguns casos, possuem relação com alguma letra que compõe o seu nome em língua portuguesa. O sinal de alguém é seu nome na língua de sinais. Toda vez que um sinal é criado, ele só é incorporado na língua a partir das relações sociais que se estabelecem no cotidiano", esclarece a professora.

Porém, como destaca Beatriz Turetta, a criação de um sinal "é só o primeiro passo para a construção de seu significado na comunidade surda". Isso porque de nada valeria a atribuição de um sinal que passasse a representar o nome de uma pessoa em libras se esse significado não for difundido entre toda a população que compartilha dessa língua.

Aí entra o papel importante da Câmara e das redes sociais para fazer esse conhecimento chegar a mais gente, salienta a professora. "Considerando que os novos sinais precisam ser divulgados para que cada grupo não crie outro diferente para a mesma pessoa, pensamos na produção de um vídeo que pudéssemos alcançar amplamente a cidade e a região."

O aprendizado acessível a qualquer pessoa graças ao vídeo deve agregar, por exemplo, à forma de assistir às reuniões ordinárias da Câmara, que contam com intérpretes de libras desde agosto de 2018. "Não faz sentido garantir que os surdos possam acompanhar a sessão sem que saibam de quem os intérpretes estão falando. Como acompanhar a votação de uma lei se não sabemos os sinais dos vereadores que votaram 'sim' ou 'não'?", compara Beatriz Turetta.

O presidente da Câmara, Gilmar Rotta (Cidadania), destacou o didatismo das informações veiculadas no vídeo, trazendo um conhecimento que deve alcançar diferentes públicos pela internet. "Isso garante transparência às ações da Câmara, fazendo com que as pessoas com deficiência passem a participar muito mais do Legislativo por meio do projeto 'Câmara Inclusiva'. Graças à parceria com o Grupo Libras Piracicaba e Região, as pessoas surdas vão ter a identificação dos 23 vereadores da Casa, o que é muito importante."

A expectativa pela repercussão do vídeo é grande entre os voluntários que participaram da gravação. Thiago Pereira da Silva observou que, com a divulgação do material, "a comunidade surda vai conhecer todos os vereadores". "Assim, podemos acompanhar o trabalho deles e avançarmos em acessibilidade e desenvolvimento", comentou Thiago, por meio de libras, a Beatriz Turetta.

"É importante discutir a criação dos sinais para chegar a um de que todos gostem, que combine com o rosto, com as características da pessoa. Alguns sinais foram discutidos com alguns surdos e a divulgação agora tem o intuito de compartilhar os sinais já criados", relatou Alexandre Ribeiro à professora.

"Antes não conhecíamos os sinais dos vereadores; agora, aprendemos alguns sinais que já existiam e criamos sinais para os vereadores novos. Acreditamos que, assim, todos os surdos poderão ampliar o conhecimento e acompanhar o trabalho dos vereadores do município", avaliou David Rodrigues Marques, também por libras.

"Na primeira visita ao projeto 'Câmara Inclusiva', tanto o presidente Gilmar Rotta quanto a diretora de Comunicação, Valéria Rodrigues, nos disseram que a Casa estava de portas abertas para atender a comunidade surda. Desde então, percebemos que a Câmara tem feito o possível para atendê-la da melhor maneira possível e a seriedade que tem nos assuntos que dizem respeito à acessibilidade para todas as pessoas", afirmou Beatriz Turetta.

"Somos muito gratos a todos os envolvidos na produção, edição e divulgação do vídeo. Esse projeto, embora simples e pontual, permitirá que a acessibilidade seja garantida e que a comunidade surda possa acompanhar as sessões com maior compreensão do conteúdo", concluiu a coordenadora do Grupo Libras Piracicaba e Região.

Câmara Inclusiva Gilmar Rotta

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas