EM PIRACICABA (SP) 26 DE JUNHO DE 2020

10º Baep receberá moção de aplausos de Trevisan Jr.

Homenagem foi aprovada na 19ª reunião extraordinária, nesta quinta-feira.




Toque na imagem para aumentar

Propositura presta homenagem a trabalho do 10º BAEP

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




O 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) será homenageado pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) com a moção de aplausos 69/2020, aprovada nesta quinta-feira (25), na 19ª reunião extraordinária.  

A homenagem enaltece o tenente-coronel Fernando Aparecido de Souza, comandante do 10º Baep; o major José Antônio Golini, subcomandante; o secretário estadual de Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos; o comandante do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior), Willians de Cerqueira Leite Martins; o coronel Rodrigo Eval Arena; e demais oficiais.

Com atuação na região do CPI-9, que abrange 3,2 milhões de pessoas, o 10º Baep realizou, de janeiro a maio de 2020, 6,7 mil abordagens nos 52 municípios atendidos e que resultaram em 206 prisões, sendo 135 presos em flagrante e 71 capturas de foragidos pela polícia. Além disso, o 10º Baep abordou 1.200 veículos suspeitos, apreendeu 35 armas de fogo ilegais e mais de 94 quilos de drogas.

Na região do CPI-9, atuam também os batalhões 19º, de Americana, 24º, de São João da Boa Vista, 36º, de Limeira, 37º, de Rio Claro, e 48º, de Sumaré.

O batalhão também apoia ações do Poder Judiciário e do Ministério Público por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), com escolta armada de alta periculosidade, controle de rebeliões em estabelecimentos prisionais, cumprimento de mandados de busca e apreensão, ações de controle de distúrbios civis, ações antiterrorismo, ações de policiamento com cães, entre outras funções.

Na moção, Trevisan destaca sua atuação para a implementação do 10º Baep, ao entregar solicitação de criação do batalhão ao secretário João Camilo, e também a moção de apelo, aprovada pela Câmara, para o governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB). Além disso, o vereador também destaca abaixo-assinado da população, com mais de 20 mil assinaturas, para a efetivação do batalhão.

O 10º Baep foi inaugurado em 19 de dezembro de 2019, em solenidade com a presença de Doria, João Camilo, Trevisan e demais vereadores.

A equipe do batalhão participou de treinamento com equipes de ponta da Polícia Militar, como a Rota (Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar), o COE (Comando e Operações Especiais) e batalhões de choque de São Paulo. Segundo Trevisan, os policiais foram treinados para atuar em situações consideradas graves, como o combate ao crime organizado, o tráfico de drogas e roubos a bancos.

"O 10º Baep, em Piracicaba, presta um relevante serviço a toda a população na área de segurança pública. O batalhão veio para somar com as demais forças de segurança pública", disse Trevisan.

Na propositura, o parlamentar também lembra que, para ocorrências relacionadas à emergência, a população deve ligar para o 190 do Copom (Centro de Operações da Polícia), para que os atendentes direcionem os atendimentos para os policiais do caso específico.

Durante a 19ª reunião extraordinária, o vereador reforçou a importância do trabalho do 10º Baep e agradeceu o apoio do secretário João Camilo Pires para a implementação do batalhão. "O 10º Baep veio em bom momento para reduzir a criminalidade na cidade e quem ganha é a população. É importante que a Câmara reconheça o trabalho do Baep em Piracicaba", comentou Trevisan.

Legislativo Laércio Trevisan Jr

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas