EM PIRACICABA (SP) 23 DE AGOSTO DE 2017

Alunos da Escola Professor José Romão conhecem a Câmara

Estudantes do 9º ano participaram do programa Conheça o Legislativo a convite da vereadora Coronel Adriana (PPS).




Toque na imagem para aumentar

Coronel Adriana com alunos da Escola Estadual Professor José Romão.

Crédito: Laura Leite


A convite da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), 80 alunos do 9º ano da Escola Estadual Professor José Romão participaram, nesta quarta-feira (23), do programa Conheça o Legislativo, no salão nobre Helly de Campos Melges. 

Os alunos foram recebidos pela anfitriã, que falou sobre a importância do entendimento e da participação dos jovens no atual momento político. Além disso, a parlamentar sugeriu que os estudantes entrassem no site da Câmara para que conheçam os vereadores e respectivas linhas de atuação. 

Na primeira parte, os alunos receberam a orientação de James Granziol, do Departamento Legislativo, que falou da criação de leis e sobre a função dos vereadores no processo de fortalecimento de democracia. Logo após, foi realizada simulação de uma reunião oridinária na qual os alunos discurtiram o projeto de lei de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos de idade. O projeto foi aprovado por 17 alunos e rejeitado por 6.

Brundo Didoné de Oliveira, do Departamento Jurídico, comandou a segunda parte do programa, quando falou sobre o processo de formação das câmaras e explicou a divisão dos três poderes aos estudantes.

Os alunos estiveram acompanhados de Luiza Artale, professora de Português, e Luiz da Silva Amaral, professor de História, que agradeceu a oportunidade e disse que espera que os alunos tenham aprendido e adquirido uma noção do que acontece no Brasil e no mundo. "Ter esse conhecimento é muito bom", ressaltou o professor. 

A parlamentar agredeceu a participação dos estudantes e alertou sobre o grave problema do envolvimento com drogas e o quanto ela desconstrói a cidadania das pessoas. "Multipliquem as informações que receberam aqui hoje. É muito importante que vocês discutam sempre projetos de melhorias para a sociedade", finalizou a Coronel Adriana.

 

Adriana Nunes Conheça o Legislativo

Texto:  Maira Bacellar
Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas