
Audiência sobre metas fiscais do 1º quadrimestre acontece nesta quarta (28)
Segunda sociedade do gênero mais antiga do Brasil, a Associação de Cultura Artística de Piracicaba foi homenageada nesta segunda-feira pelos seus 85 anos de fundaçã (...)
Segunda sociedade do gênero mais antiga do Brasil, a Associação de Cultura Artística de Piracicaba foi homenageada na noite desta segunda-feira (29) pelos seus 85 anos de fundação. A moção de aplausos 115/2010, de autoria do vereador André Gustavo Bandeira (PSDB), presta reconhecimento à entidade em nome da atual diretoria, composta pelo presidente, Hans Eckert, o vice-presidente, Justo Moretti Filho, a primeira secretária, Luana Machado de Souza, a segunda secretária, Myriam Machado Botelho, a primeira tesoureira, Miriam Simionato Ometo, e a diretora de patrimônio, Renata Graziela Duarte Gava.
Durante a entrega da moção, Bandeira classificou como "muito bonito" o trabalho desenvolvido pela associação na valorização da cultura de Piracicaba. "A ACAP só tem a merecer nossos aplausos e homenagens", declarou. O vereador lamentou, porém, que o reconhecimento dos valores locais não seja um costume disseminado no Brasil e usou o exemplo da Argentina, onde esteve recentemente, para apontar a distância que separa os dois países no que se refere à preservação de sua história, memória e cultura.
O papel desempenhado pela ACAP na cidade também foi valorizado pelo presidente da Câmara, José Aparecido Longatto (PSDB). "Para nós, essa instituição é de fundamental importância, porque resgata aquilo que é nosso, num trabalho de quase um século", afirmou. Um dos que receberam a moção de aplausos, Hans Eckert disse ser "um prazer" receber a homenagem das mãos de Bandeira. "Estamos muito honrados, pois a ACAP merece muito respeito", disse o presidente da entidade, destacando a contribuição dada por ela à cultura piracicabana.
PASSADO
Fundada em 25 de maio de 1925, a ACAP surgiu da iniciativa do professor e maestro espanhol Fabiano Lozano, que se inspirou no exemplo da Associação de Cultura Artística do Rio de Janeiro, a primeira sociedade do gênero criada no Brasil. Lozano, que se instalou em Piracicaba a trabalho, deixou a cidade em 1930, quando foi para Recife. Com isso, o comando da entidade passou a Benedicto Dutra. Outros pessoas que tiveram participação importante na história da ACAP foram Fortunato Losso Neto, Nelson Meirelles, Claudio Costa, Hélio Manfrinato e Bernardete Sampaio, entre outras.
O objetivo original da associação era promover recitais e eventos ligados à cultura. Foi ela quem gerenciou, por muitos anos, os eventos culturais de Piracicaba, trazendo, além de atrações locais, artistas renomados, como os maestros Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, a cantora lírica Bidu Sayão e as pianistas Magdalena Tagliaferro e Guiomar Novaes.
A ACAP, cujo auge coincidiu com uma época em que não havia televisão, teve como sedes o Teatro Santo Estevão (demolido na década de 1950), a Società Italiana (no Clube de Campo de Piracicaba) e a residência de Claudio Costa, quando este foi presidente da associação. A sociedade ainda viveu período de grande êxito na década de 1990, mas a ausência de um líder por dois anos a fez perder sócios e acumular dívidas, que só seriam sanadas a partir de 2005, na gestão de Hélio Manfrinato. Com o atual presidente, Hans Eckert, a ACAP voltou a ter sua sede própria, localizada na Rua Prudente de Morais, no Centro de Piracicaba.
PRESENTE E FUTURO
Para celebrar os 85 anos de existência, a ACAP promoveu em maio a 1ª Semana de Cultura Artística de Piracicaba, que trouxe espetáculos de dança, música e artes cênicas para o palco do Teatro Municipal Dr. Losso Neto. A programação contou com palestras, apresentação do espetáculo "Beira-Rio" (sobre a história de Piracicaba desde sua fundação) e homenagens a dez pessoas que fizeram parte da história da associação. O evento foi encerrado com um concerto da Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba, sob a regência de Anderson de Oliveira.
Entre os planos da ACAP para o futuro está a inclusão da Semana de Cultura Artística de Piracicaba no calendário oficial da cidade. A ideia de organizar uma semana de atrações ligadas às diversas vertentes artísticas, como a realizada em maio deste ano, é um desejo antigo da ACAP.
TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918
FOTOS: Fabrice Desmonts / MTB 22.946
Audiência sobre metas fiscais do 1º quadrimestre acontece nesta quarta (28)
Requerimento questiona ações para melhorar a segurança no Terras Di Treviso
Solenidade anual vai celebrar fundação de Piracicaba e da Câmara Municipal
Entrevista aborda geração de empregos e política para pessoas com deficiência
Vereador questiona em requerimento interrupção do transporte especial Elevar
Câmara entrega Título de Cidadão Piracicabano a Cândido Trancoso Onça
Por meio de moção, Câmara apela pela inclusão de Piracicaba em programa estadual
Vereador cobra ações contra crescimento da população em situação de rua
Câmara aprova 17 proposituras na 28ª Reunião Ordinária
Vereador destaca sucesso da 9ª Ação de Empregabilidade
Empresa contábil recebe homenagem da Câmara por 45 anos de atividades
Parecer favorável do TCE às contas de 2022 será analisado em audiência nesta 4ª
Vereador questiona condições oferecidas a mulheres no Mutirão de Especialidades
Câmara aprova frente parlamentar sobre direitos da pessoa com epilepsia
Vereador questiona interrupção do atendimento pelo transporte especial Elevar