EM PIRACICABA (SP) 29 DE NOVEMBRO DE 2010

André Bandeira entrega moção à Associação de Cultura Artística de Piracicaba

Segunda sociedade do gênero mais antiga do Brasil, a Associação de Cultura Artística de Piracicaba foi homenageada nesta segunda-feira pelos seus 85 anos de fundaçã (...)




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Segunda sociedade do gênero mais antiga do Brasil, a Associação de Cultura Artística de Piracicaba foi homenageada na noite desta segunda-feira (29) pelos seus 85 anos de fundação. A moção de aplausos 115/2010, de autoria do vereador André Gustavo Bandeira (PSDB), presta reconhecimento à entidade em nome da atual diretoria, composta pelo presidente, Hans Eckert, o vice-presidente, Justo Moretti Filho, a primeira secretária, Luana Machado de Souza, a segunda secretária, Myriam Machado Botelho, a primeira tesoureira, Miriam Simionato Ometo, e a diretora de patrimônio, Renata Graziela Duarte Gava.

Durante a entrega da moção, Bandeira classificou como "muito bonito" o trabalho desenvolvido pela associação na valorização da cultura de Piracicaba. "A ACAP só tem a merecer nossos aplausos e homenagens", declarou. O vereador lamentou, porém, que o reconhecimento dos valores locais não seja um costume disseminado no Brasil e usou o exemplo da Argentina, onde esteve recentemente, para apontar a distância que separa os dois países no que se refere à preservação de sua história, memória e cultura.

O papel desempenhado pela ACAP na cidade também foi valorizado pelo presidente da Câmara, José Aparecido Longatto (PSDB). "Para nós, essa instituição é de fundamental importância, porque resgata aquilo que é nosso, num trabalho de quase um século", afirmou. Um dos que receberam a moção de aplausos, Hans Eckert disse ser "um prazer" receber a homenagem das mãos de Bandeira. "Estamos muito honrados, pois a ACAP merece muito respeito", disse o presidente da entidade, destacando a contribuição dada por ela à cultura piracicabana.

PASSADO
Fundada em 25 de maio de 1925, a ACAP surgiu da iniciativa do professor e maestro espanhol Fabiano Lozano, que se inspirou no exemplo da Associação de Cultura Artística do Rio de Janeiro, a primeira sociedade do gênero criada no Brasil. Lozano, que se instalou em Piracicaba a trabalho, deixou a cidade em 1930, quando foi para Recife. Com isso, o comando da entidade passou a Benedicto Dutra. Outros pessoas que tiveram participação importante na história da ACAP foram Fortunato Losso Neto, Nelson Meirelles, Claudio Costa, Hélio Manfrinato e Bernardete Sampaio, entre outras.

O objetivo original da associação era promover recitais e eventos ligados à cultura. Foi ela quem gerenciou, por muitos anos, os eventos culturais de Piracicaba, trazendo, além de atrações locais, artistas renomados, como os maestros Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, a cantora lírica Bidu Sayão e as pianistas Magdalena Tagliaferro e Guiomar Novaes.

A ACAP, cujo auge coincidiu com uma época em que não havia televisão, teve como sedes o Teatro Santo Estevão (demolido na década de 1950), a Società Italiana (no Clube de Campo de Piracicaba) e a residência de Claudio Costa, quando este foi presidente da associação. A sociedade ainda viveu período de grande êxito na década de 1990, mas a ausência de um líder por dois anos a fez perder sócios e acumular dívidas, que só seriam sanadas a partir de 2005, na gestão de Hélio Manfrinato. Com o atual presidente, Hans Eckert, a ACAP voltou a ter sua sede própria, localizada na Rua Prudente de Morais, no Centro de Piracicaba.

PRESENTE E FUTURO
Para celebrar os 85 anos de existência, a ACAP promoveu em maio a 1ª Semana de Cultura Artística de Piracicaba, que trouxe espetáculos de dança, música e artes cênicas para o palco do Teatro Municipal Dr. Losso Neto. A programação contou com palestras, apresentação do espetáculo "Beira-Rio" (sobre a história de Piracicaba desde sua fundação) e homenagens a dez pessoas que fizeram parte da história da associação. O evento foi encerrado com um concerto da Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba, sob a regência de Anderson de Oliveira.

Entre os planos da ACAP para o futuro está a inclusão da Semana de Cultura Artística de Piracicaba no calendário oficial da cidade. A ideia de organizar uma semana de atrações ligadas às diversas vertentes artísticas, como a realizada em maio deste ano, é um desejo antigo da ACAP.

 

TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918

FOTOS: Fabrice Desmonts / MTB 22.946

André Bandeira Homenagem

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas