EM PIRACICABA (SP) 15 DE MAIO DE 2025

Artistas serão homenageados no Dia Municipal de Combate à LGBTIfobia

Reunião solene presta homenagem aos artistas Pádua Soares, que interpreta a personagem Maika, e Victor Cardoso, que dá vida à personagem Mia Houf




Toque na imagem para aumentar

Solenidade é realizada por iniciativa da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


O artista transformista Antônio de Pádua Bueno Soares, que interpreta a personagem Maika, e o ator e DJ Victor Cardoso, que dá vida à drag queen Mia Houf, serão os homenageados da reunião solene em comemoração ao Dia Municipal de Combate à LGBTIfobia, promovida nesta sexta-feira (16), às 19h30, pela Câmara Municipal de Piracicaba, no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”. A solenidade atende aos Decretos Legislativos nº 03/2021 e nº 11/2023, ambos de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua.

Antônio de Pádua Bueno Soares nasceu em Piracicaba, em 1953 e adotou o nome artístico Pádua Soares. Ele iniciou sua trajetória no transformismo na antiga boate Cat Street. Também atuou em espetáculos musicais, como “A Vida de Vedete” e “O Primo da Califórnia” e é um dos fundadores do espetáculo “Paixão de Cristo”. Além do transformismo, trabalha como ator, aderecista, figurinista, maquiador e produtor cultural, com destaque para a personagem Maika.

Victor Cardoso tem 26 anos, também é natural de Piracicaba, é ator, DJ e drag queen. Iniciou sua trajetória artística em peças teatrais e, em 2017, formou-se em Artes Dramáticas pelo Senac Piracicaba, ano em que também iniciou a carreira como drag queen DJ. Adotou o nome artístico Mia Houf e, atualmente, é DJ residente da boate E-DUB, onde também atua como apresentadora de concursos e entrevistas.

De acordo com a justificativa do decreto, a data escolhida para a comemoração do Dia Municipal de Combate à LGBTIfobia se deve a um marco na luta pelo combate à discriminação. Em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da classificação da homossexualidade como doença, data em que também se comemora o Dia Internacional.

A autora salienta que a solenidade pretende celebrar a data como forma de reconhecimento público e oficial do movimento de combate à discriminação e quaisquer formas de violência contra a comunidade LGBTQIA+ no município.

A reunião solene terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (nos canais 11.3 da TV digital, 4 da NET e 9 da Vivo TV) e também poderá ser conferida nos perfis oficiais da Câmara, no Facebook e no YouTube, além do site camarapiracicaba.sp.gov.br.

Institucional Silvia Maria Morales

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas