EM PIRACICABA (SP) 07 DE MARÇO DE 2016

Audiência pública discute criação de bairro e corredores comerciais

Lauro Pinotti disse que discussão para tornar avenida Suíça corredor comercial foi adiada por precaução, já que alguns donos de imóveis na via não concordam com mudança.




Toque na imagem para aumentar

Plenário da Câmara recebeu a audiência pública na noite desta sexta-feira

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação, presidida pelo vereador Pedro Cruz (PSDB), promoveu audiência pública no plenário da Câmara, na noite da última sexta-feira (4), para análise e discussão do projeto de lei complementar 5/2016, que visa à criação de um novo bairro, o Corumbataí ––com a alteração da Zona Especial de Interesse Social 2 (Zeis 2) e a ampliação da Zona Especial de Urbanização Específica Norte (Zeue Norte), situada na macrorregião satélite Autocana e da Zona Especial Industrial 1 (Zei 1). Outro ponto abordado foram o desmembramento e as delimitações de Zona Especial de Interesse da Paisagem Construída.

Além de Pedro Cruz, estiveram à frente dos trabalhos o presidente da Câmara, Matheus Erler (PSC), o procurador-geral do município, Mauro Rontani, o vereador Carlinhos Cavalcante (PPS), o diretor-presidente do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), Lauro Pinotti, e a técnica do Ipplap, Maria Beatriz Sizoto.

Eler aproveitou o início do encontro para reforçar que todos os representantes do Executivo e dos demais poderes são "sempre muito bem-vindos" na Câmara. Ele também ressaltou a importância da participação da população no processo legislativo. "São todos sempre muito bem-vindos a esta Casa de Leis", disse.

Em seguida, houve a apresentação de Maria Beatriz Sizoto, técnica do Ipplap. Ela detalhou as alterações na Zeis 2, necessárias para atender à demanda de moradias para a população de baixa renda, com a criação de um novo bairro, o Corumbataí. Ela também mostrou as ruas e avenidas que serão transformadas em corredores comerciais, algumas delas somente para regularizar a situação de muitos estabelecimentos.

A princípio, a avenida Suíça, no Jardim Europa, seria alvo das discussões para alteração para corredor comercial, mas a proposta foi retirada, causando indignação em algumas pessoas presentes.

Lauro Pinotti, diretor-presidente do Ipplap, respondeu aos questionamentos de quem acompanhou a audiência pública e comentou sobre a necessidade dessas alterações. Ele explicou que a avenida Suíça foi retirada por precaução, já que uma parte dos proprietários de imóveis na via não concorda com a mudança. "Se alterássemos, poderia acontecer de essas pessoas entrarem na Justiça e a Prefeitura ter que voltar atrás na decisão", afirmou.

Também houve questionamentos da população presente sobre a não inclusão de ruas do bairro Santa Rosa como corredores comerciais. Pedro Cruz esclareceu que serão realizados os encaminhamentos necessários para debater tanto a situação da avenida Suíça quanto do bairro Santa Rosa.

"Esta Casa é do povo. Vamos usar esse espaço para trazer [esclarecimentos] de modo claro e específico, para que não aconteça mais como hoje de se retirar um projeto, como foi o caso da avenida Suíça. Me comprometo a conversar com o prefeito para debater sobre essas questões", declarou.

Também participaram da audiência pública os vereadores José Aparecido Longatto (PSDB), Paulo Camolesi (Rede) e Chico Almeida (PT).

Infraestrutura Urbana Pedro Cruz

Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas