EM PIRACICABA (SP) 12 DE NOVEMBRO DE 2019

Câmara acolhe evento da Defesa Civil Estadual que agrega 90 cidades

Representantes de 35 cidades da região de Campinas ocupam o salão nobre da Câmara de Piracicaba na Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão 2019/2020




Toque na imagem para aumentar

Pedro Kawai

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946

A Câmara de Vereadores de Piracicaba acolhe nesta terça e quarta-feira (12 e 13), das 9 às 17 horas, no salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges", rua Alferes José Caetano, 834, a realização da Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão 2019/2020, evento da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP), que tem o objetivo de reduzir danos materiais e, principalmente preservar vidas.

Realizado pela segunda vez em Piracicaba, e na Câmara de Vereadores, o evento antecede a temporada de chuvas, com treinamentos para capacitação e especialização dos agentes municipais que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC), levando conhecimento fundamental a respeito de práticas operacionais preventivas para minimizar os efeitos de eventos como deslizamento de terra e inundações.

Na abertura do evento, manhã desta terça-feira (12), às 9h30, o vice-presidente da Câmara, Pedro Kawai (PSDB) foi o anfitrião da solenidade, deu boas vindas às mais de 100 pessoas, do universo de 35 cidades representadas.

O parlamentar destacou a importância do planejamento adequado visando otimizar o sistema, além de garantir agilidade para os procedimentos presentivos e de atuação frente às intempéries que estão por aí.

O coordenador regional de Proteção e Defesa Civil de Campinhas, Sidney Furtado relembrou o ano de 2013, por ocasião de ocorrência onde muitas pessoas foram salvas, com exceção de um bombeiro, que foi morto, sendo que em função deste caso os municípios reforçaram os procedimentos de prevenção, resultando na instalação de inúmeras estações metereológicas para previnir incidentes. 

O Tenente Coronel Henguel Ricardo Pereira, do Departamento Estadual e Proteção de Defesa Civil destacou a importância da 7ª edição do treinamento, sendo que o último evento acontecerá em Cubatão, no litoral paulista.

Também comentou sobre a última Operação Verão, no ano passado, com 41 óbitos, sendo 17 por causa das inundações. Além de ressaltar a condição dos envolvidos no programa como difusores da prevenção. 

O Tenente Coronel Harley Washington Almeida Ferreira, do 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Piracicaba destacou a importância dos municípios se unirem para atuar da defesa do cidadão. 

O Coronel PM Arlison de Souza, assessor de gabinete, que representou a  secretária de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Célia Parnes enfatizou a parceira do governo, na integração da defesa civil. Além de considerar a primazia do Hino de Piracicaba, na evocação poética de sua letra e música. 

O vereador Pedro Kawai destacou a importância de momentos como estes.  E, reforçou a simbologia do Hino de Piracicaba, executado obrigatoriamente em todos os eventos cívicos da Câmara. Também externou congratulações, em nome de todos os parlamentares, em forma de apreço à secretária de Estado, Célia Parnes. 

Kawai saudou a formação da mesa diretiva. E, destacou a importância do dia-a-dia da Defesa Civil nos municípios, sendo imprescindível o preparo e capacitações para a defesa de nosso maior patrimônio, que é o cidadão. Além de parabenizar todos os integrantes de forças que compõem a Defesa Civil. 

O vice-prefeito do município de Piracicaba, José Antonio de Godoy  saudou todos os componentes da mesa, coordenadores dos municípios, com foco especial aos Bombeirosme, destacou a importância de mais uma vez a cidada abrigar este evento. Além de ressaltar o papel do coordenador da Defesa Civil, na pessoa de Odair Luiz de Melo, que em ocasiões de crises assume o comando da cidade. 

A sequência da solenidade de abertua também contou com uma singela homenagem, em memória de Sérgio Nejelski, que por muitos anos foi o coordenador Adjunto de Prevenção e Defesa Civil da Região de Piracicaba e, que neste ano nos deixou para continuar o seu caminho na morada do Pai Eterno. 

Sueli Nejelski recebeu a homenagem em memória de seu marido. "Me sinto acolhida. Isto é um consolo pela ausência dele. Muito obrigado, de coração", disse em agradecimento. 

Também compuseram a mesa de honra dos trabalhos, Ronaldo Milani, subcomandante da Guarda Civil Municipal de Piracicaba, que representou a comandante Lucineide Aparecida e Odair Luiz de Melo, diretor do Departamento de Proteção e Defesa Civil de Piracicaba.

Após a abertura oficial do evento, foi iniciado o ciclo de palestras, na realização da oficina, que acontece nesta quinta e sexta-feira, em apresentações da sistemática das operações, legislação básica aplicada à proteção de defesa civil, geologia aplicada, estudos de meteorologia, registro de comunicação preliminar de ocorrência, procedimentos de assistência humanitária e situação de anormalidade, estrutura de planos preventivos, valores acumulados de chuva, vistoria de campo e exercíos práticos.

A Operação Chuvas de Verão da Defesa Civil acontece todos os anos, no período de 1º de dezembro a 31 de março. Ao todo, neste ano, serão realizados oito treinamentos, envolvendo as regiões de Registro, Campinas, Santos, São José dos Campos e Litoral Norte, Metropolina, Sorocaba e Itapeva de São Paulo.

O sétimo, dos oito treinamentos acontece em Piracicaba, na Câmara de Vereadores, com previsão para 35 cidade, dos 90 municípios da região administrativa de Campinas.

SERVIÇO - Para saber as datas e locais onde acontecerão os treinamentos e realizar sua inscrição, basta acessar a página da Defesa Civil do Estado: www.defesacivil.sp.gov.br ou o link: http://www.sidec.sp.gov.br/producao/Diplencurso/curos.php

Legislativo Pedro Kawai

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas