Parecer contrário de PL sobre fibromialgia é rejeitado
Câmara aprova programa de reinserção social para dependentes químicos
Projeto prevê incentivo ao emprego para pessoas com dependência química com quadro estável e em estabilidade
Vereador Gustavo Pompeo (Avante) é autor do projeto
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, durante a 60ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (10), o projeto de lei nº 174/2024, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que institui o Programa de Incentivo ao Emprego e à Reinserção Social de Dependentes Químicos no município. Foi aprovado o texto substitutivo elaborado pela CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), em primeira discussão.
O programa tem como objetivos promover a reinserção as pessoas em estabilidade da dependência química, com quadro estável, através de campanhas institucionais de divulgação, articulação entre comunidades terapêuticas, organizações da sociedade civil e a rede de atendimento psicossocial do município.
Além disso, promover a realização de seminários, palestras, encontros, programas de divulgação e radiodifusão sobre prevenção do uso de drogas e suas prováveis consequências; incentivar a realização de cursos e projetos de formação e qualificação profissional para dependentes químicos; estimular o retorno às atividades educacionais e desenvolver a participação do dependente químico em grupos de apoio.
O projeto ainda estabelece que o Poder Público manterá campanhas permanentes de prevenção ao uso indevido de substâncias geradores de dependência química. E prevê que o Poder Executivo regulamentará a lei no que couber.
Ao discutir o projeto, o autor Gustavo Pompeo destacou que 10 de outubro é o Dia Internacional da Saúde Mental. Ele ressaltou que a combinação de emprego e reinserção social contribui para a reabilitação. Em aparte, o vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, declarou apoio à iniciativa. Já o vereador Pedro Kawai (PSDB), ao justificar voto, lembrou que o programa é um complemento ao trabalho desenvolvido pelo Fórum de Saúde Mental e Combate à Dependência Química instituído na Casa.
O projeto ainda voltará ao Plenário para o segundo turno de votação. Confira, nos vídeos, os discursos dos vereadores sobre o tema.
Notícias relacionadas
Câmara aprova voto de congratulações a chefe de instrução do TG 02-028
Câmara rejeita veto a projeto de reinserção de dependentes químicos.
Sete honrarias foram aprovadas pela Câmara na 75° Reunião Ordinária
Vereador crítica critério da Administração para pavimentação na cidade
Câmara aprova lista de vítimas do desabamento do ‘Edifício Comurba’
Vereadora aponta falhas em asfalto e sinalização no acesso ao Ceagesp
Empresas premiadas no 'Destaque Industrial' receberão moção da Câmara
Requerimentos questionam demora em cirurgias de joelho
Moção homenageia piracicabana por prêmio em evento de canto no Japão
Plenário aprova dois votos de congratulações na 74° Reunião Ordinária
Dojan Nippon receberá Medalha de Mérito Legislativo
PDL concede Título de "Piracicabanus Praeclarus" à Valdiza Capranico
Cerest recebe moção de aplausos pelos 20 anos de atuação
Centro Educacional receberá nome de Antonio Carlos de Mendes Thame