EM PIRACICABA (SP) 12 DE ABRIL DE 2024

Câmara aprova projetos de lei para denominação de locais públicos

Proposituras foram analisadas em segunda discussão na reunião ordinária desta quinta-feira




Toque na imagem para aumentar

Projetos de lei foram aprovados em segunda discussão na reunião ordinária desta quinta-feira

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Três projetos de lei de denominação de locais públicos foram aprovados em segunda discussão nesta quinta-feira (11), durante a 19ª Reunião Ordinária.

De autoria do vereador Acácio Godoy (Avante), o projeto de lei 13/2024 denomina de "Martinho Custodio da Silva" a praça localizada na rua José Sebastião Ferraz de Barros com a rua Lélio Ferrari, no Jardim Itapuã.

Nascido em 9 de novembro de 1930, Martinho Custodio da Silva morreu em 9 de dezembro de 1995, aos 65 anos. Foi morador do bairro, metalúrgico e zelador da Escola Estadual "Jethro Vaz de Toledo", a primeira do Jardim Itapuã. "Fazia jus à palavra 'zelador', pois cuidava com muito carinho de tudo e das crianças. Conhecia e era conhecido por todos pelo seu bom humor. Gostava de festas e dançar, juntava todos os vizinhos em tempo de festa junina, e a rua toda participava com os comes e bebes", lembra Acácio Godoy.

Já o projeto de lei 27/2024, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PRD), denomina de "Professor Doutor Fausto Bérzin" a rua 26 do Residencial Canaã, no bairro Campestre. Nascido em Rio Claro (SP), em 18 de abril de 1940, Fausto era "crítico, culto, profundo conhecedor de obras de arte e sempre esteve à frente do seu tempo. Foi o primeiro prefeito do campus e responsável pela arquitetura arrojada e construção do atual prédio da FOP", diz o parlamentar, sobre a Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

"Carismático com os alunos, característica que lhe rendeu diversas homenagens, formou diversos professores, que hoje atuam nas mais importantes universidades do país. Diferenciado, deu importante contribuição para a área de eletromiografia, técnica que analisa a atividade muscular", completa Thiago Ribeiro, sobre Fausto, que morreu em 18 de outubro de 2022, aos 82 anos.

Por fim, o projeto de lei 16/2024, da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, corrige a denominação da rua Prof. Benedito Dutra Teixeira, situada no bairro Chácara Nazareth, que aparece como "avenida" na lei 9.015/2018. A parlamentar explica que a classificação como rua deve ser mantida, "em se tratando de um bairro residencial e que a via não sofreu intervenções em sua estrutura viária, como duplicações de vias, por exemplo, que justificasse a alteração de sua caracterização de rua para avenida".

"Dessa ordem, existem normas referentes aos parâmetros que definem as vias públicas tais como ruas e avenidas, sendo que, conceitualmente, a avenida é uma via urbana mais larga do que a rua, em geral com mais de uma ou diversas pistas para circulação de veículos", completa Silvia Morales.

Legislativo Acácio Godoy Thiago Ribeiro Silvia Maria Morales

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas