
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Propositura da vereadora Rai de Almeida questiona cumprimento de obrigações em unidades de saúde geridas por entidade
Requerimento 353/2025 é de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Durante a 21ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta quinta-feira (24), foi aprovado o requerimento 353/2025, da vereadora Rai de Almeida (PT). O documento solicita ao Executivo informações detalhadas sobre o cumprimento contratual da Organização Social de Saúde (OSS) Mahatma Gandhi, entidade responsável pela gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) “Frei Sigrist” (bairro Vila Cristina) e “Nestor Longatto” (bairro Vila Sônia).
A OSS Mahatma Gandhi assumiu a administração das duas unidades de saúde por meio do contrato nº 0722/23, assinado em 17 de maio de 2023, após seleção realizada por meio do Edital de Chamamento Público nº 01/2022. A contratação, conforme estabelecido no Diário Oficial de 18 de maio de 2023, tem vigência de 60 meses e valor global de R$ 266.300.396,40. O início das atividades sob responsabilidade da OSS foi em 1º de julho de 2023.
Na justificativa, Rai destacou a importância do requerimento como instrumento de fiscalização parlamentar e de garantia da transparência na aplicação dos recursos públicos. “Estamos fazendo algumas considerações e pedidos sobre o cumprimento do contrato, os trabalhos contratados, o que está sendo feito em caso de descumprimento, penalidades, pagamentos, como está a questão dos médicos e outras informações que precisamos para acompanhar o contrato”, afirmou.
O requerimento questiona, entre outros pontos, se a OSS Mahatma Gandhi está cumprindo integralmente as obrigações previstas no contrato. Em caso de descumprimento, a vereadora solicita informações sobre eventuais sanções aplicadas, a abertura de processos administrativos e as medidas previstas pela Prefeitura para garantir a continuidade dos serviços, especialmente nos casos em que a organização deixe de arcar com pagamentos trabalhistas, previdenciários e tributários.
A proposta também requer a relação completa de profissionais contratados pela OSS, incluindo médicos, suas especialidades e locais de trabalho, além de outros profissionais que atuam nas unidades sob gestão da entidade. A parlamentar ainda solicita o envio de cópia integral do contrato entre o Executivo e a organização.
De acordo com o contrato firmado, é de responsabilidade da Mahatma Gandhi manter em dia todos os compromissos assumidos, incluindo a disponibilização de insumos, medicamentos, instrumentos e equipamentos, além da gestão adequada dos recursos humanos. A legislação prevê que, no caso de abandono das unidades ou descumprimento contratual, a Prefeitura deverá assumir as responsabilidades pela manutenção dos serviços à população.
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Crime e paixão na rua Boa Morte: o caso do Capitão Rodrigo Alves
Alunos do Senac participam do Conheça o Legislativo, nesta quarta (2)
Parceria oferece novas turmas gratuitas de Libras na Escola do Legislativo
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Câmara aprova moção em apoio a deputadas vítimas de ameaças
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Bicampeão mundial de rafting pede apoio ao esporte em Piracicaba