Novo estúdio da TV Câmara visa ampliar produções audiovisuais da Casa
Câmara Convida: teólogo analisa influência de evangélicos na política
Rodolfo Capler concedeu entrevista ao programa Câmara Convida, que será exibido nesta sexta-feira (5), a partir das 13h, na TV Câmara
Rodolfo Capler divulga o livro 'Projeto de Poder', que trata da influência dos evangélicos na política
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Nesta sexta-feira (5), o teólogo e pesquisador Rodolfo Capler concedeu uma entrevista ao jornalista Erich Vallim Vicente no programa "Câmara Convida", exibido pela TV Câmara. Durante o programa, transmitido a partir das 13h pelos canais 11.3 em sinal digital aberto, 4 da Claro/Net e 9 Vivo Fibra, além das redes sociais Facebook e YouTube, Capler falou sobre seu mais recente trabalho, o livro "Projeto de Poder", em maio deste ano.
A partir do livro "Projeto de Poder", Capler analisa a trajetória dos evangélicos como uma força política emergente no Brasil, desde o fim da Ditadura Cívico-Militar até os dias atuais. O livro é composto por uma série de artigos que examinam a ascensão dessa comunidade religiosa e seu impacto no cenário político do país. Durante a entrevista, o teólogo detalhou alguns dos principais pontos abordados em sua obra, oferecendo uma visão crítica sobre o papel das lideranças evangélicas na política brasileira.
Capler ressaltou que sua crítica se dirige, em especial, às lideranças que utilizam o discurso espiritual dos evangélicos para manipular e promover uma agenda política conservadora, que, segundo ele, ameaça os princípios do Estado laico. "Há uma instrumentalização da fé evangélica para fins políticos, e isso é preocupante porque compromete a laicidade do Estado e a pluralidade democrática", afirmou Capler durante a entrevista.
O teólogo destacou ainda que, embora a presença evangélica na política seja legítima, o uso da religião como ferramenta de poder levanta questões éticas e políticas importantes. "Precisamos refletir sobre os limites dessa influência e como ela se dá no contexto de uma democracia que deve ser inclusiva e respeitar a diversidade religiosa e ideológica", concluiu.
A entrevista completa com Rodolfo Capler também pode ser assistida no "Câmara Convida", disponível nas plataformas digitais da TV Câmara.
Notícias relacionadas
Diplomação dos eleitos em 2024 reúne familiares e autoridades
Câmara sedia diplomação de vereadores, prefeito e vice eleitos em 2024
Câmara aprova resolução que consolida denominações de espaços físicos
Novos locais de atendimento da Saúde são tema de audiência pública
Câmara analisa, nesta segunda (25), atualizações na LDO 2025
Presidente da Câmara dá boas-vindas aos novos vereadores eleitos
Câmara é reconhecida por excelência em programa de estágio
Comurba, 60 anos depois da queda: uma história inacabada
Com candidatura aceita no TSE, Gesiel de Madureira é eleito vereador
Com 53,61% dos votos, Hélio Zanatta é o prefeito eleito de Piracicaba
Ciro da Van toma posse como vereador na Câmara de Piracicaba
Lei consolida o Calendário Oficial de Eventos de Piracicaba
Servidores do Legislativo de Franca visitam a Câmara de Piracicaba
Departamento de Comunicação promove cobertura das Eleições 2024