EM PIRACICABA (SP) 07 DE AGOSTO DE 2020

Câmara expressa condolências por morte de Humberto de Campos

Ex-prefeito de Piracicaba, de 1996 a 2000, Humberto de Campos faleceu nesta sexta-feira (7), seu corpo será velado das 10 às 13 horas, sala A do Cemitério da Ressurreição




Toque na imagem para aumentar

Câmara expressa condolências por morte de Humberto de Campos

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Com pesar, a Câmara de Vereadores de Piracicaba, em nome da Mesa Diretora, comunica o falecimento do prefeito de Piracicaba na gestão 1996 a 2000, o Professor Doutor Humberto de Campos. O corpo será velado das 10 horas da manhã às 13 horas, na sala "A" do cemitério Parque da Ressurreição. Seu sepultamento será realizado na referida necrópole. As causas da morte ainda não foram divulgadas. Campos faleceu nesta sexta-feira (7), tinha 83 anos, deixa cinco filhos, netos e bisnetos. 

Natural de Rio Verde (GO), Humberto de Campos veio para Piracicaba com 14 anos para estudar no Colégio Piracicabano. Ingressou na Esalq como aluno de Engenharia Agronômica em 1955, formou-se em 1958 e, em 1961 entrou, aos 23 anos, para o corpo docente da Universidade, ocupando a Cadeira 17, do então departamento de Matemática e Estatística, hoje departamento de Ciências Exatas.

Na Esalq, foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Estatística e Experimentação Agronômica, criando em 1964, presidente da Comissão de Pós-graduação, chefe do departamento e diretor da Esalq entre 1987-91, sendo o último dirigente a residir na antiga Casa do Diretor (local que hoje hospeda o Museu Luiz de Queiroz). O professor foi Secretário Municipal de Educação (1993-96) e prefeito de Piracicaba (1996-2000). Após esse período voltou a lecionar na pós-graduação e, de 2007-2010, foi diretor executivo da Fundação Municipal de Ensino. Em 2010, aposentou-se definitivamente das atividades oficiais.

Humberto de Campos também foi homenageado pela Câmara, no recebimento de comendas, bem como teve as suas contas públicas aprovadas. Se notabilizou por ser o primeiro prefeito a administrar sob a égide da lei de Responsabilidade Fiscal, além de ser o precursor da instalação da Polícia Federal em Piracicaba. 

A prefeitura publicou uma nota na manhã desta sexta-feira (7) lamentando a morte. "Humberto de Campos foi um grande homem que nos ensinou muito e passou pela vida deixando uma legião de amigos e admiradores, como eu", disse o prefeito Barjas Negri (PSDB). "A cidade está em luto oficial em homenagem à memória desse grande educador e homem público", finaliza o texto.

Nas redes sociais de Humberto amigos, ex-alunos e colegas de trabalho lamentaram e prestaram homenagens a ele.

Diversos vereadores, incluindo o presidente da Câmara, expressaram seus sentimentos ao passamento do ex-prefeito: 

CAPITÃO GOMES - "Com muita tristeza, recebemos a notícia do falecimento do Professor  Dr. Humberto de Campos. Tive a grata satisfação e a honra de, como vereador, exercer o meu primeiro mandato quando Humberto era o nosso prefeito. Assim, posso atestar sua integridade, honradez, capacidade e dedicação, quando esteve à frente do Executivo. Piracicaba perde, no dia de hoje, um grande homem público e um mestre dedicado que, por certo, deixará muita saudade. Feliz é aquele que à sua passagem pela vida deixa um traço da sua capacidade. Esse é o caso de Humberto, amigo daqueles que a gente guarda no lado esquerdo do nosso coração. Não existem palavras que possam aplacar a dor de uma saudade. Rogo ao Senhor da Vida que acolha o Professor Humberto entre os seus eleitos e dê à Dona Wanda, e aos familiares, o necessário e reparador conforto e que aceitem, neste momento de dor, a solidariedade da minha família. Vá na paz, querido amigo!".

ANDRÉ BANDEIRA - "Professor Humberto de Campos. Homem honrado que sempre se dedicou à sociedade. Um grande ser humano e um amigo!".

GILMAR ROTTA - "O professor Humberto de Campos deixará como legado, além de toda sua trajetória acadêmica, sua forma sensível e franca de fazer política. Sempre aberto ao diálogo, característica que também o marcou como secretário de educação, nos ensinou tratar as questões da cidade com serenidade".

NANCY THAME - "A vereadora Nancy Thame (PV) disse da tristeza em receber a notícia de Humberto de Campos, seu professor querido de matemática. Lembra que ele foi vice-prefeito da gestão de seu marido, o ex-deputado federal Antônio Carlos de Mendes Thame, secretário municipal de Educação e, após, prefeito da cidade. "Foi homem íntegro e honrado. Nossos sentimentos a toda a família".

MATHEUS ERLER -  "Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do Professor Humberto de Campos, ex-prefeito de Piracicaba. Presto minhas condolências à família, esperando que Deus os conforte. Como cidadão e vereador, lamento profundamente, pois Humberto de Campos foi um exemplo de homem público, além de um grande educador, que tanto fez por nossa cidade. Sem dúvida, uma grande perda".

PEDRO KAWAI - "É uma perda gigantesca para o município e para a política brasileira o falecimento do Professor Doutor Humberto de Campos. Cidadão íntegro comprometido com a sociedade inteligentíssimo e que fez um trabalho brilhante na prefeitura de Piracicaba, na Secretaria Municipal de Educação e que foi um dos grandes nomes que Piracicaba apresentou para o mundo na política e na sociedade. Fica o nosso pesar para família para os amigos dessa referência que eu tenho na vida pública. Professor Humberto sempre com simplicidade e sua humildade na transmissão de conhecimentos para todos que estavam perto fazia com que pudéssemos crescer a cada dia".

RONALDO MOSCHINI - "Recebemos a notícia de falecimento de nosso ex-prefeito Dr. Humberto de Campos. Com muita tristeza enviamos pêsames à família e a todos nós piracicabanos pela perda desse grande homem, honesto, capaz, íntegro, humilde, simples e religioso. Agradecemos os ensinamentos que tivemos dessa pessoa sempre abençoada e iluminada e que partiu para outro oriente sob as mãos de nosso Deus, descanse em paz".

PAULO HENRIQUE: - "Piracicaba perde um grande homem que deixou através do seu legado de caráter e ensinamento às bases para uma sociedade melhor, que tenhamos exemplos como o Professor Humberto de Campos".

Leia mais:

Goiano da F58. Prof. Humberto de Campos

Câmara reconhece gestão de Humberto de Campos à frente da Fumep

HC foi o primeiro a administrar sob a Lei Fiscal

Chico da Água propõe Requerimento de Congratulações ao ex-prefeito Humberto de Campos

Câmara aprova contas de Humberto de Campos

Professor Humerto de Campos recebe homenagem da Esalq

Morre ex-prefeito de Piracicaba, Humberto de Campos

 

 



 
What do you want to do ?
New mail
 
What do you want to do ?
New mail
 
What do you want to do ?
New mail
 
What do you want to do ?
New mail
 
What do you want to do ?
New mail
 
What do you want to do ?
New mail
 
What do you want to do ?
New mail
Cidadania André Bandeira Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Dirceu Alves José Longatto Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Ronaldo Moschini Gilmar Rotta Matheus Erler Paulo Campos Pedro Kawai Paulo Serra Rerlison Rezende Isac Souza Jonson Oliveira Adriana Nunes Lair Braga Nancy Thame Marcos Abdala Osvaldo Schiavolin Valdir Marques Wagner Oliveira

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas