EM PIRACICABA (SP) 08 DE MAIO DE 2009

Câmara homenageia ex-combatentes da FEB no Dia Mundial da Vitória

O Dia Mundial da Vitória foi comemorado hoje na Câmara, em tarde de reunião solene realizada no salão nobre, por iniciativa do vereador Ary Pedroso Júnior (PDT).




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


O Dia Mundial da Vitória foi comemorado hoje na Câmara, em tarde de reunião solene realizada no salão nobre, por iniciativa do vereador Ary Pedroso Júnior (PDT).

Sete ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira – FEB foram homenageados: Armando Maranha, Ângelo Canetto (falecido), Eurípedes Branquinho e Flávio Pinto Pereira, residentes em Piracicaba; e Denizart Fonseca, Orlando Carnellós e Luiz Ferrari, que hoje moram na cidade de Rafard (SP).

Os homenageados foram apresentados através de um vídeo produzido pela TV Câmara e, em seguida, o médico e historiador Rodrigo Ribas dos Reis falou sobre a atuação da FEB na Segunda Guerra Mundial.

Segundo Reis, o Dia Mundial da Vitória (8 de maio) é a data oficial que marca o fim do maior conflito armado da história da humanidade, em que morreram mais de 50 milhões de pessoas, entre 1939 e 1945.

Os vereadores Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP) – que representou o presidente da Câmara, José Aparecido Longatto (PSDB) – e Ary Pedroso Júnior cumprimentaram os homenageados e destacaram sua atuação na Força Expedicionária Brasileira. “Vemos as guerras transmitidas pela TV e não fazemos ideia de como é arriscar nossa vida em meio aos tiros e bombas, sem saber se vamos voltar para nossas famílias”, disse Pedroso. “Estes homens sabem o que é enfrentar o frio, a fome e as adversidades em uma situação de guerra. São exemplos de vida, de bravura, que devem ser sempre lembrados e seguidos”, completou Gomes.

Também prestaram homenagem aos ex-combatentes o Grupo de Metais de Piracicaba, regido pelo maestro Evandro dos Santos, e o Tiro de Guerra 02-028, através da presença de um pelotão de atiradores comandados pelo sargento Vanderley Soares.

Compuseram a mesa de honra da solenidade os vereadores Capitão Gomes e Ary Pedroso Júnior; o ouvidor da Guarda Civil, Roberto de Azevedo Lobão, representando o prefeito Barjas Negri (PSDB); o tenente Daniel Munhoz, representando a Polícia Militar; o delegado Luiz Henrique Zago, representando a Polícia Civil; o sargento Vanderley Soares, instrutor chefe do Tiro de Guerra de Piracicaba; Orlando Guimano Júnior, representando a Ordem dos Advogados do Brasil 8ª Subseção; e Erodite Ribeiro dos Santos de Biasi, juíza do Trabalho de Capivari.

História

Sob o comando do General Mascarenhas de Moraes, a Força Expedicionária chegou à Itália em 1944 para compor o 5° exército dos Estados Unidos da América. Recebeu como missão conquistar difíceis objetivos e, apesar da falta de experiência, obteve êxitos como a tomada de Monte Castelo, Fornovo e Montese. Em 239 dias de combate, com apenas 443 baixas, os soldados brasileiros fizeram 20.573 prisioneiros de guerra.

Fonte: Gazeta de Piracicaba

Homenageados

Ângelo Canetto (in memorian) – O cabo nasceu em 1918, na cidade de Capivari e faleceu aos 90 anos, em Piracicaba. Era ferroviário quando foi convocado pelo Exército, ficando quatro anos à disposição da FEB. Desembarcou em Nápolis em 1943. Em um ano de guerra, participou de diversas batalhas. Canetto aproveitou escombros de casas destruídas, construindo a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Stafoli.

Armando Maranha – O cabo nasceu em 1920, na cidade de Franca e reside desde 1994 em Piracicaba. Foi convocado aos 21 anos para servir o Exército em Campo Grande aproximadamente por dois anos e meio. Posteriormente participou das forças aliadas, na Itália.

Atílio Camperoni – O segundo tenente nasceu em 1920, na cidade de Serrana e atualmente reside em Capivari. Trabalhou na zona rural até os 21 anos, quando foi convocado para o serviço militar, sendo incorporado ao 6º Regimento de Infantaria em Caçapava. Na FEB, conquistou a graduação de cabo especialista observador, assumindo a função de desenhista topógrafo. Combateu durante um ano. Autor do livro Diário de Campanha, em que relata o que viveu na Segunda Guerra Mundial.

Denizart Fonseca – O tenente nasceu em 1925, na cidade de Mombuca e atualmente vive em Rafard. Ingressou na Força Aérea Brasileira em 1944, especializou-se em sistemas hidráulicos de aviões militares e conquistou a patente de tenente. Durante a Segunda Guerra, integrou o grupo de patrulhamento da costa brasileira, fazendo parte do grupo de pilotos Senta a Pua.

Eurípedes Branquinho – O soldado nasceu em 1923, na cidade de Guará. Ingressou no Exército Brasileiro como voluntário, na Base Militar de Osasco. Treinou no Rio de Janeiro durante um ano para a batalha e foi convocado para fazer parte do grupo de artilharia da FEB. Permaneceu por 11 meses na Itália, sendo nove na frente de batalha. Desde 1963 reside em Piracicaba.

Flávio Pinto Pereira – O segundo tenente nasceu em 1920, em Piracicaba. Foi convocado pelo governo brasileiro para ficar na Guarnição de Costa, no arquipélago de Fernando de Noronha. Serviu a Força Expedicionária Brasileira por três anos, de 1942 até o fim da guerra, em 1945.

Luiz Ferrari – O segundo tenente nasceu em 1920, na cidade de Capivari e atualmente reside em Rafard. Integrou o 12º Grupo de Artilharia de Campanha. Participou de missões de vigilância e segurança do litoral, com o 2º Grupo de Artilharia de Dorso. Atuou em Jundiaí, São Paulo e São Sebastião. Participou efetivamente de operações bélicas, nos mais de dois anos em que esteve à disposição do Exército Brasileiro.

Orlando Carnellós – O segundo tenente nasceu em 1920, na cidade de Rafard. Foi convocado para o serviço militar em Caçapava, no ano de 1941, ingressando no 6º Regimento de Infantaria. Permaneceu por três anos, até que embarcou para a Itália com mais de seis mil soldados. Participou na linha de frente da guerra, atirando com canhão calibre 37 e metralhadora anti-aérea. Ficou em combate por oito meses.

Ademir Barbosa – MTb 54.006
Fotos: Fabrice Desmonts – MTb 22.946

Ary Pedroso Jr Homenagem


Notícias relacionadas