Na tribuna, vereador agradece a eleitores e policiais
Câmara integra gabinete de crise que enfrenta falta d’água na cidade
Integrantes da Mesa Diretora se reuniram, na manhã desta quinta-feira (2), com o prefeito Helinho Zanatta (PSD)
Reunião entre prefeito e integrantes da Mesa Diretora aconteceu nesta quinta-feira (2)
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)A Câmara Municipal de Piracicaba também integrará o gabinete de crise, instalado pelo prefeito Helinho Zanatta (PSD), para buscar soluções para a crise no abastecimento de água que a cidade enfrenta e que afeta grande parte da população. O presidente da Câmara, Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, destacou o papel ativo do Legislativo. “A Câmara está pronta para contribuir de forma efetiva, unindo esforços com a Prefeitura para aliviar os impactos da falta de água na vida dos piracicabanos”, afirmou.
A inclusão dos representantes da Câmara no gabinete de crise foi definida na manhã desta quinta-feira (2), em reunião no gabinete do prefeito, no Centro Cívico. O vereador Fabinho Silva (Republicanos), 2º secretário da Mesa Diretora, e o vereador Odair Mello (União Brasil), que é servidor da Defesa Civil, foram os nomes indicados pela Mesa Diretora no grupo de trabalho.
“A presença da Câmara Municipal no gabinete de crise reforça a importância da união entre os poderes em momentos de emergência”, acrescenta Relinho. Ele acredita que o Legislativo deve desempenhar um papel estratégico na construção de soluções que beneficiem a população e assegurem a retomada da normalidade no abastecimento de água.
O Gabinete de Crise foi criado pela Prefeitura para coordenar ações diante da crise de saneamento, que tem como uma das causas a decisão liminar da Justiça que proíbe o descarte do lodo produzido na Estação de Tratamento de Água (ETA) Luiz de Queiroz no rio Piracicaba.
Os demais integrantes da Mesa Diretora que participaram da reunião manifestaram apoio às medidas discutidas. Estiveram presentes o vice-presidente Rafael Boer (PRTB); o 1º secretário Thiago Ribeiro (PRD); a 2ª secretária Alessandra Bellucci (Avante); e o suplente de vice-presidente Gustavo Pompeo (Avante).
Durante o encontro, o prefeito Helinho Zanatta (PSD) detalhou os desafios enfrentados pela cidade, agravados pela falta de local adequado para o descarte do lodo acumulado na ETA Luiz de Queiroz. Esse acúmulo tem limitado a capacidade de produção de água, impactando diretamente o abastecimento.
Zanatta reforçou que o gabinete de crise deverá ser criado por um decreto municipal, que deve ser publicado entre quinta e sexta-feira no Diário Oficial. E o objetivo, salienta o prefeito, é buscar soluções para a crise em diferentes prazos, desde ações imediatas para aliviar o sofrimento da população até planejamentos de longo prazo que garantam a sustentabilidade do sistema de saneamento.
Também devem compor o gabinete representantes de secretarias municipais, entre elas Obras, Saúde, Meio Ambiente e Governo, e também do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto).
Notícias relacionadas
CLJR tem primeira reunião de apresentação
Vereador destaca aprendizado com políticos para os quais trabalhou
Câmara define as comissões permanentes e as lideranças partidárias
Vereador defende o diálogo entre diferentes perspectivas ideológicas
Vereador cobra fiscalização de contratos e melhorias no trânsito
Comissão de Educação e Cultura quer diálogo constante com a sociedade
Vereadora defende diálogo e trabalho em prol da população
Capacitação e incentivo à participação popular são lembrados
Mais de cem demandas apontadas por parlamentar já foram atendidas
"Prefeitura priorizará projetos para munícipes", diz líder do governo
Vereador destaca início do trabalho para o sexto mandato consecutivo
Na tribuna, vereador aborda crescimento e prosperidade para cidade
Vereador verifica estoque de soro antiescorpiônico em UPA
Câmara realiza primeira reunião ordinária de 2025 na segunda-feira (3)