Na tribuna, vereador agradece a eleitores e policiais
Câmara vota projeto que reconhece a fibromialgia como deficiência
Matéria integra a Pauta da Ordem do Dia da 76ª Reunião Ordinária, que acontece nesta segunda-feira (9), a partir das 19 horas
Ao todo, Pauta da Ordem do Dia da 76ª Reunião Ordinária traz 27 proposituras
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba vota, em primeira discussão, na 76ª Reunião Ordinária, o Projeto de Lei nº 251/2024, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), que reconhece a fibromialgia como deficiência no município. A matéria integra a Pauta da Ordem do Dia da reunião, que acontece nesta segunda-feira (9), a partir das 19 horas.
O PL estabelece que pessoas diagnosticadas com fibromialgia sejam reconhecidas como deficientes e tenham acesso aos mesmos direitos e proteções conferidos às pessoas com deficiência. Entre as medidas previstas estão atendimento adequado, acesso a serviços de saúde especializados, tratamentos multidisciplinares e medicamentos necessários para o controle da síndrome.
O parecer contrário da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) à propositura foi rejeitado pelo Plenário, na última reunião ordinária, e a matéria continuou em tramitação até ser colocada novamente para deliberação do mérito.
Primeira discussão – Também em primeira discussão, a Pauta da Ordem do Dia traz o PL 71/2023, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, que determina a instalação de armários individuais para os alunos nas escolas municipais públicas e privadas. Estão ainda listados seis projetos de lei que tratam da instituição de datas comemorativas no Calendário Oficial de Eventos do Município e um projeto para denominação de espaço público.
Em segunda discussão, os vereadores votam seis projetos de lei de denominações e também o projeto de lei nº 252/2024, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), sobre as normas para a composição da suplência do Conselho Tutelar.
Em discussão única, devem ser votados um projeto de decreto legislativo para a concessão de honraria, uma moção de aplausos e oito requerimentos. Os vereadores ainda deliberam sobre o projeto de resolução nº 12/2024, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a consolidação das denominações dos espaços físicos da Câmara.
Para o início da sessão, está prevista a entrega da moção nº 214/2024, de autoria do verereador Laércio Trevisan Júnior (PL), de aplausos ao escritor Vitor Prates pelo lançamento do livro “Destemido e Valente - 1913-2023”.
A 76ª Reunião Ordinária será transmitida ao vivo pela TV Câmara Piracicaba, nos canais 11.3 em sinal aberto, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo, na página do Facebook e no canal do YouTube da TV Câmara. Os trabalhos legislativos são também transmitidos a partir das 20 horas pela Rádio Educativa FM (105,9).
Notícias relacionadas
CLJR tem primeira reunião de apresentação
Vereador destaca aprendizado com políticos para os quais trabalhou
Câmara define as comissões permanentes e as lideranças partidárias
Vereador defende o diálogo entre diferentes perspectivas ideológicas
Vereador cobra fiscalização de contratos e melhorias no trânsito
Comissão de Educação e Cultura quer diálogo constante com a sociedade
Vereadora defende diálogo e trabalho em prol da população
Capacitação e incentivo à participação popular são lembrados
Mais de cem demandas apontadas por parlamentar já foram atendidas
"Prefeitura priorizará projetos para munícipes", diz líder do governo
Vereador destaca início do trabalho para o sexto mandato consecutivo
Na tribuna, vereador aborda crescimento e prosperidade para cidade
Câmara realiza primeira reunião ordinária de 2025 na segunda-feira (3)
Ecos de um adeus: o funeral de Winston Churchill em jornais locais