
Saúde informa dados sobre epilepsia em resposta a ofício de vereador
Presidente da Câmara destacou importância de dar destinação adequada a esses medicamentos e a itens perfurocortantes a fim de minimizar riscos que representam à saúde.
Campanha foi lançada nesta quinta-feira, no Centro Cívico
Crédito: Leandro TrajanoPara tirar de dentro das casas um potencial meio de intoxicação, uma campanha em Piracicaba quer estimular a população a dar a destinação correta a medicamentos vencidos ou que deixaram de ser utilizados e a resíduos perfurocortantes, como agulhas e seringas. As 25 farmácias da rede municipal e estabelecimentos privados, como a Drogal, passarão a receber os itens descartados, que seguirão para triagem e posterior tratamento sanitário.
Batizada de "Descarte Consciente", a iniciativa tem a coordenação do Departamento de Assistência Farmacêutica e da Associação #EuToNaFé, com parceiros como o Conselho Municipal de Saúde, o Conselho Regional de Farmácia e a Vigilância Sanitária. Durante o lançamento da campanha, o presidente do Legislativo piracicabano, Gilmar Rotta (MDB), lembrou que o manejo correto de medicamentos na cidade constitui "uma preocupação geral".
Nesta quinta-feira (15), no Centro Cívico, Gilmar Rotta, que antes de ser eleito vereador trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde, destacou o propósito do "Descarte Consciente". "É uma campanha muito forte, que recolherá medicamentos que não estão mais sendo utilizados e também os vencidos e, principalmente, os perfurocortantes, que são os mais perigosos. É importante coletar todos esses materiais e dar o destino correto a eles."
Para ampliar o alcance da conscientização, o presidente disse que a campanha pode contar com o apoio dos meios de divulgação do Legislativo, como o Departamento de Comunicação, a TV Câmara e a Rádio Câmara Web, e com os espaços abertos à fala da população nas reuniões ordinárias, como a Tribuna Popular e a suspensão do expediente. "É importante uma campanha desse vulto na cidade, e a Câmara está à disposição para ajudar."
O prefeito Barjas Negri (PSDB) chamou a atenção para os riscos de manter em casa remédios que não são mais necessários. "Essa campanha vem incentivar as pessoas a fazer o descarte correto, evitando acidentes como intoxicação e ingestão de medicamentos vencidos de forma equivocada", disse o chefe do Executivo.
Ele observou que, embora a medida represente aumento de despesa para o município, já que o contrato com a empresa que faz o tratamento sanitário desse material é por tonelada, a população será impactada positivamente. "Teremos um custo adicional na coleta e na destinação final, mas um benefício muito grande à saúde das pessoas dentro de suas casas."
A coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica, Ana Raquel Passari Faggin de Castro, explicou que basta às pessoas levar o medicamento a ser descartado a uma das 25 farmácias municipais ou às farmácias e drogarias participantes da campanha. "Os atendentes recolherão o medicamento, depois será feita uma triagem para colocá-lo em lixo branco ou comum e ir corretamente à empresa que fará a incineração."
Ana Raquel reforçou o propósito da campanha de levar informação às pessoas. "Para todos entenderem que acumular medicamento em casa, tanto vencido quanto não-utilizado, só vai causar problema à saúde, com o risco de ingestão acidental, principalmente por crianças e idosos, e de intoxicação. E que o descarte incorreto em vasos sanitários e pias prejudica o meio ambiente."
O lançamento da campanha foi acompanhado pelos secretários municipais de Saúde, Pedro Mello, e de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten, e por representantes da Associação #EuToNaFé, do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho Regional de Farmácia e da Vigilância Sanitária.
Saúde informa dados sobre epilepsia em resposta a ofício de vereador
Vereador entrega ofício comunicando emenda parlamentar de R$ 400 mil à Saúde
Indicação propõe compra emergencial de aparelhos auditivos no município
"Programa Farmácia Solidária" é discutido em reunião na secretaria da Saúde
Fila por cirurgias ortopédicas ultrapassa mil pacientes, aponta requerimento
Vereador defende projetos voltados à saúde, inclusão e bem-estar da população
Vereador solicita emendas a deputado federal para atender serviços do SITSS
Vereador solicita emenda para atender serviço de Motolância do Samu
Vereador destaca trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Vereador cobra reforma de unidade de saúde no bairro Jupiá
Vereador debate capacitação e atendimento na rede pública
Vereador se reúne com o secretário municipal de Saúde
Audiência tem pedido por transparência na regulação de vagas na saúde
Evento aborda a conscientização sobre a epilepsia em Piracicaba
Vereador foca evento na Estação da Paulista no Dia Internacional da SD