
Indicação solicita retirada de lixo em entorno de escola estadual
"Aquele que tem a terra que era do avô, do bisavô, que preserva a mata ciliar, esse tem que ser reconhecido. Essa injustiça fiscal tem que parar!", pediu o vereador.
Capitão Gomes quer reunir sitiantes e prefeito para rever medida que alterou cobrança de imposto
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946O vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), informou que vai se reunir com representantes do Executivo e donos de áreas na zona rural para buscar uma solução ante o valor de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) que a Prefeitura passou a cobrar desses terrenos. Antes, esses imóveis pagavam ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural), mas isso mudou com a alteração no zoneamento urbano, na gestão Gabriel Ferrato (PSDB).
Para o parlamentar, é injusto que o proprietário de uma área na zona rural que ainda não é provida, em seu entorno, de infraestrutura básica (como o asfalto, que é em parte bancado com o IPTU pago pelo contribuinte) pague o imposto na mesma proporção de quem tem imóvel em um condomínio em outras regiões da cidade, por exemplo.
Capitão Gomes pretende conversar com os secretários municipais de Governo e Finanças para buscar uma revisão do índice aplicado na cobrança do IPTU para os proprietários de imóveis que, com a alteração do zoneamento urbano, passaram a pagar tal imposto ao município, e não mais o ITR ao Incra, órgão que é ligado à União.
O vereador já tem em mãos pelo menos três casos de sitiantes que estão sem saber o que fazer diante do alto valor do IPTU que receberam para pagar. Em um deles, são cobrados R$ 137 mil de um imóvel avaliado pelo município em quase R$ 5 milhões. O dono herdou da família a propriedade, de características rurais.
"Temos que sentar, conversar e fazer o prefeito entender que aquele sitiante que está na avenida Laranjal Paulista, no bairro Monte Alegre, não é especulador. Aquele que tem a terra que era do avô, do bisavô, que preserva a mata ciliar, esse tem que ser reconhecido. Essa injustiça fiscal tem que parar!", pediu Capitão Gomes.
"Existe uma cobrança que eu acho abusiva; não concordo. O cidadão pode ter a terra, mas o que se está cobrando dele não tem condições [de ser pago]", completou o vereador.
Indicação solicita retirada de lixo em entorno de escola estadual
Vereador solicita reparo em asfalto afundado no Jardim Bartira
Vereador solicita melhorias para o centro de lazer do Jardim Abaeté
Moradores pedem manutenção em poste no bairro Nova Piracicaba
Moradores relatam acúmulo de lixo e galhos em trecho da rua Dr. Paulo de Moraes
Vereador defende novo reservatório de água e mais empregos na região de Artemis
Vereador solicita repintura de vaga de carga e descarga na rua Boa Morte
Pedido de vereador é atendido e rua 10 de Novembro recebe asfaltamento, em Tupi
Moradores solicitam reforma em unidade de saúde com risco de desabamento
Vereador questiona desativação de varejão municipal no bairro IAA
Moradores do Jardim Chapadão reclamam de abandono de terrenos
Vereador solicita implantação de área de esportes e lazer no bairro Sol Nascente
Vereador discute demandas com secretário executivo de Obras
Vereador se reúne com o secretário de Obras e reforça demandas populares
Vereador solicita pintura de mureta da Upa da Vila Sônia