EM PIRACICABA (SP) 29 DE OUTUBRO DE 2019

Carteira de vacinação para matrícula escolar poderá ser obrigatória

Propositura é de autoria do presidente do legislativo, vereador Gilmar Rotta.




Toque na imagem para aumentar

De acordo com o vereador, o projeto tem o objetivo de ser uma ferramenta de esclarecimentos e de evitar riscos do surto da doença

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A apresentação da carteira de vacinação no ato da matricula de alunos poderá ser obrigatória em unidades de ensino básico, fundamental e médio, nos estabelecimentos públicos ou privados do município de Piracicaba. A propositura é de autoria do presidente do Legislativo, vereador Gilmar Rotta (MDB) e foi protocolada hoje (25) e segue para comissões para análises de legalidade e mérito.

O projeto determina que, no caso de ausência de registro de aplicação de vacina obrigatória, a carteira de vacinação seja encaminhada pela unidade escolar para o Posto de Atendimento da Saúde para análise do cumprimento do calendário de vacinação e tomada de providências.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), as vacinas evitam entre 2 e 3 milhões de mortes por ano.

Segundo Gilmar Rotta, há registros de queda da cobertura de vacina nos últimos anos, o que gera epidemias de doenças que já estavam controladas, dado apontado também pelo Comitê de imunizações da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), que acredita que a falta de vacinação é ocasionada pela falta de vivência da nova geração de pais com a doença, visto que esta geração foi vacinada quando criança e não teve contato com pessoas que contraíram a doença em estado grave.

O Ministério da Saúde também atua no reforço da importância das campanhas e do ato da vacinação.

“A falta de vacinação gera consequências não apenas no âmbito familiar, mas no meio em que a família está inserida, além de retirar da criança a chance de tornar-se imune a diversas doenças”, disse Gilmar Rotta. “O projeto tem o objetivo de ser uma ferramenta de esclarecimentos e de evitar riscos do surto da doença”, completou o vereador.

Legislativo Gilmar Rotta

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas