EM PIRACICABA (SP) 05 DE JULHO DE 2018

Ciee incentiva alunos a participarem do Conheça Legislativo

Convite foi feito pelo vereador Pedro Kawai na intenção de estudantes terem conhecimento sobre o que é uma Casa de Leis




Toque na imagem para aumentar

Estudantes entre 14 e 22 anos integram programa Aprendiz Legal

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Na manhã desta quinta-feira (5), o projeto Conheça o Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba recebeu 65 alunos entre 14 e 22 anos do programa Aprendiz Legal, do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola). O convite foi feito pelo vereador Pedro Kawai (PSDB). O projeto tem como função demonstrar aos estudantes como funciona a Câmara e a separação dos poderes.

“É importante conhecer sobre os três poderes e, principalmente, o Legislativo, que é o poder mais democrático, por estar mais próximo da população. Precisamos de mudanças em qualquer segmento, pois fazemos política todos dias”, esclareceu o parlamentar.

A primeira apresentação foi ministrada pela estagiária do Departamento de Documentação e Transparência e estudante de história, Alice Galvão, que explicou sobre como surgiu as primeiras Câmaras no país e alguns fatos históricos de Piracicaba.

A estagiária também abordou a criação dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e em que âmbito atuam.

Em seguida, Érica Cruz Dinis, do Departamento de Documentação e Transparência, explicou a função das leis e dos vereadores, Código Civil e Penal e verbas rescisórias.

Para finalizar, os alunos foram orientados a simular uma reunião ordinária, na qual puderam debater um projeto de lei sobre a maioridade penal. Quatro deles ocuparam a tribuna para defender seus argumentos. Dos 65 alunos presentes, apenas nove votaram contrários e, com isso, o projeto de maioridade penal foi aprovado pelos alunos.

A visita dos estudantes aconteceu em dois momentos: no primeiro, eles receberam as explicações no Salão Nobre Helly de Campos Melges, espaço da Câmara reservado à realização de solenidades. Depois, ao final, foram conduzidos ao Plenário Francisco Antonio Coelho, onde os parlamentares se reúnem para as reuniões ordinárias e extraordinárias, além das audiências públicas.

Pedro Kawai Conheça o Legislativo

Texto:  Fernanda Rizzi
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas