'É um orgulho ter servido a minha cidade', diz vereador
CLJR emite pareceres e apresenta nota técnica em defesa dos animais
Reunião semanal da CLJR deliberou sobre novas proposituras, além da emissão de notas técnicas, a exemplo do PLC 3/2024, na proibição do uso de correntes em animais
CLJR emite pareceres e apresenta nota técnica em defesa dos animais
Crédito: Samuca MiazakiA CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), sob a presidência de Acácio Godoy (Avante), Thiago Ribeiro (PRD), relator e Paulo Camolesi (PSB), membro, se reuniu na manhã desta quarta-feira (3), na sala B, "Walter Ferreira da Silva", prédio anexo da Câmara, para mais uma avaliação semanal de novas proposituras e deliberações sobre projetos em andamento, além da emissão de notas técnicas, a exemplo do PLC 03/2024, em iniciativa da vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos), que objetiva proibir o uso de correntes e assemelhados, garantindo o animal estar livre de dor, lesões e enfermidades físicas e psicológicas.
A iniciativa foi ratificada pelos integrantes da Comissão de Justiça, visto que a propositura não cria imposições à administração municipal, violando prerrogativas de avaliação da conveniência e da oportunidade. A nota técnica da Comissão também faz sugestões de alterações no texto do projeto de lei, antes de vir a plenário para votação.
No recebimento de projetos os integrantes da Comissão acolheram as iniciativas dos vereadores: Paulo Camolesi (PSB), no PDL 12/2024, que propõe o Título de Cidadão Piracicabano a Miguel Cordoba Pinto, natural do município de São Paulo; PL 50/2024, da vereadora Rai de Almeida (PT), que defende a instituição no Calendário Oficial de Eventos do Município, o Festival Pint of Science, a ser realizado anualmente no mês de maio; PL 51/2024, do vereador Thiago Ribeiro (PRD), na defesa de que os semáforos funcionem com sinal de alerta amarelo intermitente, das 00:00 às 4:00 horas; PL 52/2024, de Trevisan Jr. (PL), na denominação de Gumercindo Januário para a área verde localizada entre as avenidas Francisco Luiz Rasera e Comendador Luciano Guidotti, bairro Higienópolis e o PL 54/2024, do vereador Pedro Kawai (PSDB), que acrescenta dispositivo na lei 3.613/1993, que regulamenta o artigo 6.º, inciso V, da Lei Orgânica, com relação ao transporte urbano coletivo, com passagem gratuita para pessoa com deficiência.
Também por nota técnica, a CLJR referendou o PDL 11/2024, de iniciativa da vereadora Sílvia Morales (PV), do mandado Coletiva a cidade é sua, na concessão do Título de Cidadão Piracicabano a Luiz Dirceu Tarantini. E, ainda acentuou parecer contrário ao PL 21/2024, de autoria do s vereadores José Antonio Pereira, o Zezinho Pereira (PMN) e Sílvia Morales (PV), do mandado coletivo a Cidade é sua, que dispõe sobre a proibição de produção e plantio das árvores existentes em toda extensão territorial do município. A consideração é que os benefícios deste tipo de vegetação suplanta os pontos negativos apontados no projeto.
Na continuidade de notas técnicas sobre proposituras, a CLJR deu parecer favorável ao PL 36/2024, na iniciativa do vereador Gilmar Rotta (PDT), para denominação de Diácono Cicero Batista dos Santos ao Complexo Esportivo localizado na rua Antônio Ferraz de Arruda, entre as ruas Salvador Ramos Correa e João da Cunha Raposo, no bairro Jardim Astúrias I e II; PL 44/2024, de autoria do Executivo, que introduz alterações na lei 9.643/2021, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Ciências,Tecnologia e Inovação - CMCTI, o que na prática garantirá a inclusão do Sebrae, na representação deste Conselho e, o PL 45/2024, de Josef Borges (PP), na denominação de Maria Bertazoni de Marchi, cidadã prestante, a rua 18, do loteamento residencial Canaã, no bairro Campestre.
Também foi dado parecer favorável ao PLC 05/2024, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo a Cidade é sua, que altera dispositivos da lei complementar 421/2020, que disciplina o uso e ocupação, parcelamento, condomínio e edificação do solo urbano, o Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba.
Em novas redações e redações finais foram acolhidas as iniciativas do vereador Trevisan Jr. (PL), nos PLs 9 e 12/2024, respectivamente, que institui a campanha de incentivo à doação de cabelo para pessoas carentes em tratamento de câncer e a propositura que institui o projeto Pela Paz. Além da iniciativa da CLJR, no PL 58/2024, que altera dispositivo da lei 9.567/2021, que dispõe sobre denominações de vias públicas e sistemas de lazer no loteamento Parque Residencial Damha II, no bairro Ondas.
Na reunião também foram adicionados dois projetos na pauta, para deliberações: o PL 55/2024, do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município, o Piracicaba Tattoo Fest, a ser realizado anualmente no mês de novembro. E, o PL 56/2024, de André Bandeira (PSDB), que dispõe sobre o fornecimento de fraldas descartáveis a crianças, idosos, pessoas com deficiência, com doenças raras, transtorno do espectro autista e pessoas com comprovada indicação médica no Município de Piracicaba.
Concluindo as notas técnicas, a CLJR deu parecer favorável às iniciativas do vereador Wagner Oliveira, o Wagnão (Cidadania), no PL 60/2024, que denomina de Monsenhor Jorge Simão Miguel - Padre Jorge, onde foi apresentado um substitutivo. Além do PL 82/2023, que dispõe sobre a denominação do complexo que inclui a praça e o estabelecimento, próximos ao Cemitério Municipal da Saudade, no bairro Nova América.
Notícias relacionadas
Vereador pontua trabalhos que marcaram mandato
Piracicaba vai contar com Política de Incentivo à Energia Solar
Vereador entrega voto de congratulações para alunos de academia
Vereador defende criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública
'Afro Black Day' integrará calendário oficial de eventos do município
Câmara aprova seis projetos para denominações de espaços públicos
Câmara aprova cinco projetos para denominações de espaços públicos
Guilherme Melo e Thadeu Campos são reconhecidos por trajetória musical
Requerimentos questionam demora em cirurgias de joelho
Requerimento cobra Executivo dos prazos para obra de creche no Tatuapé
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025
Voto de congratulações a músico é aprovado
Vereador critica falta de deputados piracicabanos em Brasília
Câmara reconhece dinamismo de empresa do setor imobiliário