EM PIRACICABA (SP) 22 DE MARÇO DE 2018

'Conheça o Legislativo' recebe alunos da escola Avelina de Palma Losso

Estudantes participaram do programa a convite de Coronel Adriana.




Toque na imagem para aumentar

Estudantes participaram do projeto a convite de Coronel Adriana

Crédito: Sidney Jr


A convite da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), alunos do 9º ano da Escola Estadual "Professora Avelina Palma Losso" participaram, nesta quinta-feira (22), do programa "Conheça o Legislativo". Com a linguagem remodelada, para se aproximar mais da realidade dos estudantes, o projeto apresenta o funcionamento da Câmara associado às atribuições dos vereadores e, ao final, promove a simulação de uma reunião ordinária.

O diretor do Departamento de Documentação e Arquivo, Fábio Bragança, falou com os alunos sobre o processo evolutivo de Piracicaba e sobre o surgimento das câmaras de vereadores, desde a Idade Média. O servidor Bruno Didoné, do Departamento Jurídico, explicou a função e a diferença dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e apresentou algumas curiosidades sobre o Congresso Nacional.

Na última parte do programa, a pedagoga Érica Dinis, do Departamento de Documentação e Arquivo, abordou o Código Penal, as leis trabalhistas e a Constituição, com exemplos aplicados no dia a dia. Érica também explicou o papel do vereador e da Câmara na cidade e conduziu a simulação de uma reunião ordinária, em que os alunos discutiram sobre um projeto de lei fictício, que previa a redução da maioridade penal.

Coronel Adriana finalizou as atividades observando a importância da ordem para o funcionamento de tudo. "Sem ordem e disciplina não chegamos a lugar nenhum", afirmou.

A parlamentar agradeceu a presença e participação de todos e falou aos alunos sobre a importância de tomar decisões corretas e de não se envolver com drogas. "Façam boas escolhas, aprendam com quem ensina, busquem informações sobre tudo de que tiverem dúvida e curiosidade e façam suas decisões para o bem", disse a vereadora.

Adriana Nunes Conheça o Legislativo

Texto:  Maira Bacellar
Supervisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas