EM PIRACICABA (SP) 26 DE MAIO DE 2020

Covid-19: Para evitar riscos, Câmara prepara reuniões remotas

Além da maioria dos vereadores que comparece às convocações extraordinárias, pelo menos dez servidores são envolvidos em reuniões presenciais.




Toque na imagem para aumentar

Presidente da Câmara será o único vereador presente no plenário durante as reuniões remotas

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


O resultado positivo para contaminação por Covid-19 informado pelo vereador Ary Pedroso Jr. (SD) na última semana fez o presidente da Câmara, Gilmar Rotta (CID), determinar ao setor de Informática do Legislativo piracicabano a finalização da estrutura para a realização de reuniões camarárias remotas.

Em testes na semana passada, foram analisados pelo menos três sistemas que reúnem características necessárias para uma transmissão sem interrupção e com possibilidades de interação e votação dos vereadores.

Para esta quarta-feira (27), Gilmar Rotta convocou os vereadores para uma simulação de reunião camarária, em que serão testados os recursos e feitos os ajustes finais para o uso da ferramenta definida. "A ideia é de que não haja alterações ao formato atual adotado para as reuniões, que estão sendo realizadas em caráter extraordinário, por força da pandemia", explicou.

Para o presidente, é importante que a população tenha condições de acompanhar os trabalhos como se estivessem acontecendo com todos os vereadores reunidos em plenário. "Todos os canais de transmissão serão mantidos: rádio, TV e internet. Nosso desafio é dar visibilidade a todos os parlamentares que se manifestarem durante a reunião", disse.

Gilmar Rotta lembrou as condições que estão previstas na resolução 1/2020, a qual determina que as reuniões, neste período de quarentena, terão a abertura dos trabalhos, a leitura de matérias a darem entrada e as suspensões do expediente e do intervalo regimental, passando diretamente à votação das proposituras previstas na Ordem do Dia.

A preocupação do presidente também é afinar os cuidados com a saúde dos vereadores e dos cerca de dez servidores que, obrigatoriamente, dão assistência às reuniões presencialmente. “São servidores dos departamentos de Assuntos Legislativos e Jurídicos, de Comunicação, da TV Legislativa e de Administração que são envolvidos. Mesmo com apenas reuniões extraordinárias sendo realizadas, ficou evidente a necessidade de apertar ainda mais os cuidados", disse.

Durante as reuniões extraordinárias, o presidente será o único vereador presente no plenário. Os demais devem estar em suas residências ou, se preferirem, nos gabinetes, acompanhados de um único assessor e tomando todos os cuidados, como uso de máscaras e álcool em gel. Os servidores vão operar suas funções também afastados do plenário ou, sendo possível, em sistema de home office. "O importante é mantermos a segurança de todos neste momento em que os casos na cidade estão aumentando", comentou Gilmar Rotta.

A reunião extraordinária remota de quinta-feira (28), cuja pauta da Ordem do Dia será finalizada e divulgada nesta quarta-feira (27), terá início às 19h30, com transmissão pela TV Câmara e tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) nos canais 4 da Claro/Net, 9 da Vivo Fibra e 60.4 em sinal digital na TV aberta, na rádio Câmara Web, no Facebook, no Youtube e no site oficial do Legislativo: camarapiracicaba.sp.gov.br/tv. A transmissão pela rádio Educativa 105,9 FM tem início às 20h.

Legislativo André Bandeira Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Carlos Cavalcante Dirceu Alves José Longatto Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Ronaldo Moschini Chico Almeida Gilmar Rotta Matheus Erler Paulo Campos Pedro Kawai Paulo Serra Rerlison Rezende Isac Souza Jonson Oliveira Adriana Nunes Lair Braga Nancy Thame Marcos Abdala Osvaldo Schiavolin Valdir Marques Wagner Oliveira Antonio Padovan Zezinho Pereira Chico Roncato

Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas