EM PIRACICABA (SP) 29 DE OUTUBRO DE 2019

Distrito de Santa Teresinha comemora 196 anos de fundação

Iniciativa do vereador José Aparecido Longatto (PSDB), solenidade aconteceu na noite de sexta-feira (25)




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499




Com um quarto da população de Piracicaba (cerca de 100 mil habitantes) e responsável por cerca de 42% do PIB produzido no Município, o Distrito de Santa Teresinha é de fundamental importância no desenvolvimento local. “Costumo dizer que aqui é a capital da cidade”, brinca o vereador José Aparecido Longatto (PSDB), autor da solenidade que, na sexta-feira (25), celebrou seus 196 anos de fundação. 

“Para mim, é importantíssima essa noite, agradeço a oportunidade que Deus nos dá em comemorar a fundação do Distrito de Santa Teresinha, o qual representa a região norte da cidade. É uma região de suma importância para Piracicaba, por isso é gratificante homenagear as famílias que aqui nasceram, trabalharam e vão continuar trabalhando para o desenvolvimento de Santa Teresinha”, disse Longatto. 

A solenidade marcada pela homenagem de três famílias com ligação muito próxima à história de Santa Teresinha e que foram representadas por Francisca Rosa do Prado Aguiar, Luiz Antonio Fagundes (representou seu pai, em memória, Virgílio Lopes Fagundes) e Luiza Cecília Piveta Angelellli.

“Eu tenho fotos de 1820 de Santa Teresinha, quando ainda estavam colocando a imagem de Cristo em cima da igreja velha, acho importante guardar a história e a nossa intenção, com essas homenagens, é celebrar essa história”, destacou o vereador. “Quem não guarda a história de si e da família, fica sem o alicerce para ter um presente e projetar as ações para o futuro”, disse Longatto. 

O prefeito Barjas Negri (PSDB) também participou da solenidade. Na oportunidade, ele destacou o que definiu como “importância estratégica” de Santa Teresinha. “É nesta região que passa o rio Corumbataí, de onde a cidade de Piracicaba retira a maior parte do abastecimento de água”, disse. Ele também aproveitou o momento para agradecer as famílias que fizeram o Distrito. “Sem essas pessoas abnegadas, não teria como desenvolver toda esta região”, disse o chefe do Executivo.

Falando em nome dos homenageados, Francisca Rosa do Prado Aguiar agradeceu a Deus pela “oportunidade de poder viver essa vida”. Bastante festejada por amigos e familiares, Francisca disse que é grata por ter tipo a paciência e a força necessárias para cuidar dos filhos. “Agora, eu peço a Deus que me dê um pouco mais de forças para que eu também possa cuidar dos meus netos”, disse. 

Luiz Fagundes, ao celebrar a memória de seu pai, lembrou o quanto, no passado, muitos dos piracicabanos que viviam no Centro da cidade não acreditava que seria possível desenvolver a região do Distrito de Santa Teresinha. “Com certeza, meu pai ficaria muito orgulhoso se pudesse ver o quanto aqui hoje é desenvolvido”, disse.

José Longatto Homenagem

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas