EM PIRACICABA (SP) 11 DE SETEMBRO DE 2019

Em curso, cerimonialista apresenta formas de conduzir uma cerimônia

Evento foi ministrado por Luciano Jr., diretor do Departamento de Relações Públicas e de Cerimonial da Câmara de Vereadores de Piracicaba.




Toque na imagem para aumentar

Evento aconteceu de manhã e à tarde, nesta quarta-feira

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Conduzir uma cerimônia de forma linear foi o enfoque do curso "Mestre de cerimônia: a arte de falar em público", oferecido pela Escola do Legislativo nesta quarta-feira (11) e ministrado por Luciano Jr., diretor do Departamento de Relações Públicas e de Cerimonial da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

A atividade, voltada a cerimonialistas, assessores de comunicação, chefes de gabinete e organizadores de eventos, abordou a principal função do cerimonialista: ser o condutor de um evento.

Luciano Jr. falou sobre a necessidade da condução com segurança do início ao fim de uma cerimônia, da lista de autoridades que estarão presentes e da identificação e confecção das nominatas dessas pessoas, as quais deverão ser citadas pelo anfitrião da solenidade.

Segundo o cerimonialista, também são aspectos importantes conferir o som e orientar garçons e recepcionistas quanto à composição da mesa de honra. O mestre de cerimônia, observou Luciano Jr., deve ter boa dicção, postura, sobriedade, roupas discretas e capacidade de improviso.

O diretor reforçou que é preciso "seguir exatamente o roteiro, com a voz e a sequência de condução no mesmo tom". O mestre de cerimônia, disse, "é uma pessoa presente durante todo o evento, mas neutra em sua aparição".

Luciano Jr. citou o decreto 9.758/2019, que mudou a forma de tratamento entre agentes públicos, e deu dicas para o cuidado da voz, as quais incluem boa articulação com as palavras, fala pausada, repouso vocal, insgestão de alimento em temperatura ambiente e aquecimento vocal. Segundo o cerimonialista, cuidar da saúde em geral também é importante, a exemplo da qualidade do sono, da alimentação e da realização de atividades que aliviem o estresse.

Escola do Legislativo

Texto:  Fernanda Rizzi
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas