EM PIRACICABA (SP) 04 DE SETEMBRO DE 2019

Em palestra, professor explica fases e características da lua

Aula de astronomia para professores encerrou ciclo de palestras com explicações sobre a lua e demonstrações do conteúdo em maquetes educativas.




Toque na imagem para aumentar

Aula encerrou ciclo de palestras sobre astronomia para professores

Crédito: Leandro Trajano


Com base nas perspectivas de observadores de dentro e de fora da Terra, o professor Michel Paschini Neto apresentou, em aula nesta quarta-feira (4), características da lua e explicou como suas fases ocorrem.

A atividade encerrou o ciclo de palestras do curso "Olhando para o céu", da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, que foi ministrado para professores da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino fundamental l vinculados à Secretaria Municipal de Educação. O curso abordou, no dia 7 de agosto, conceitos de astronomia e, no dia 21, o ciclo anual do sol e as estações do ano.

Michel explicou que a lua é o único satélite natural da Terra e tem um quarto do tamanho do planeta. O professor conceituou as fases da lua como os diferentes aspectos de sua superfície segundo a luz emitida pelo sol.

O astrônomo também esclareceu que a lua realiza movimento de rotação e translação, o que faz que a parte exposta dela seja sempre a mesma, impedindo que a observação da parte classificada como "lado oculto" da lua.

A palestra também abordou as características dos eclipses da lua e do sol, observadas quando o plano de órbita do satélite se cruza com o plano de órbita da Terra, nas fases de lua nova e lua cheia.

"Percebi que os participantes conseguiram sanar suas dúvidas pelos modelos que mostram a transição do que se observa na Terra e o que está acontecendo no espaço", avaliou Michel, ao término da aula.

Para Samantha Maniero, professora da pré-escola, o curso auxiliou no aprofundamento do conhecimento e aprendizado de métodos educativos para o ensino da astronomia. "Com isso, conseguimos representar de uma forma mais concreta para as crianças como acontecem esses movimentos no espaço", disse.

Escola do Legislativo

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas