
Parceria oferece novas turmas gratuitas de Libras na Escola do Legislativo
É a terceira roda de conversa para tratar do tema; inscrições são gratuitas e vão até o dia 15
Encontro em 16 de maio debateu o tema, no Museu Prudente de Moraes
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)O Museu Prudente de Moraes recebe, no próximo dia 17, o terceiro encontro para debater os acervos históricos mantidos por diferentes pessoas e instituições de Piracicaba. O evento, com início às 14h, é organizado pela Escola do Legislativo, da Câmara, e tem inscrições abertas e gratuitas até terça-feira (15), pelo link escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/inscricao/510.
A roda de conversa "A salvaguarda do acervo histórico de Piracicaba – Parte III" é voltada a profissionais, pesquisadores e estudantes ligados a instituições que lidam com a história, a memória e a cultura da cidade e ao público em geral. Mediado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), diretor da Escola do Legislativo, o terceiro encontro abordará os acervos da Biblioteca Municipal, dos distritos de Tupi e Caiubi e do jornalista Cecílio Elias Netto.
Os acervos terão suas histórias contadas pela bibliotecária Melysse Martim, diretora da Biblioteca Pública Municipal "Ricardo Ferraz de Arruda Pinto"; por Antonio Carlos Angolini, criador do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi e atualmente responsável pelo acervo histórico dos distritos de Tupi e Caiubi; e pela socióloga e jornalista Patricia Fuzeti Elias e pela nutricionista e advogada Rachel Fuzeti Elias, respectivamente membro da diretoria e atual presidente do Instituto Cecílio Elias Netto.
A roda de conversa acontecerá de forma presencial no Museu Prudente de Moraes, localizado na rua Santo Antonio, 641, no Centro. A campanha de solidariedade mantida pela Escola do Legislativo estimula os participantes a trazerem 1 litro de leite longa vida no dia da atividade.
As discussões por uma política pública em torno do material histórico sob guarda de pessoas e entidades em Piracicaba ganharam impulso diante do momento pelo qual passa o Centro Cultural Martha Watts, como reflexo da crise financeira que atinge a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).
"Isso deu origem a reuniões, no começo do ano, com a Câmara e o Museu Prudente de Moraes, para criar um movimento para salvar esse acervo. E foi além da conversa: convidamos outros acervos que também precisam de um olhar com mais carinho e resolvemos fazer um ciclo para que expusessem seus trabalhos", destacou Bruno Didoné de Oliveira, servidor do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara.
"Convidamos pessoas a participarem, para, quem sabe um dia, ser encampada essa ideia de um Centro de Memória Municipal para acolher documentos que estão sob cuidados de instituições e pessoas", completou Bruno, acrescentando que a iniciativa envolve o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, o Centro Cultural Martha Watts, o Museu Prudente de Moraes e o vereador Pedro Kawai.
Parceria oferece novas turmas gratuitas de Libras na Escola do Legislativo
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Câmara aprova moção em apoio a deputadas vítimas de ameaças
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Requerimento busca informações sobre interdição da USF do IAA I
Requerimento pede informações sobre corte de árvore no Sol Nascente II
Câmara aprova projeto que regulamenta abstenção de voto em plenário
Vereador busca informações sobre coleta de resíduos de banheiros químicos
DNA XV será homenageado pela conquista dos Jogos Abertos da Juventude
Câmara aprova homenagens a personalidades e instituições da cidade
Moção de aplausos homenageia os 50 anos de clínica veterinária