
Covid-19: Moção apela para inclusão de pacientes no Plano de Vacinação
Mesmo durante o período de maior restrição na pandemia, organismo da Câmara desenvolve cursos e palestras gratuitos.
Em meio ao período de maior restrição na pandemia, com a implementação do trabalho remoto na Câmara Municipal de Piracicaba, a Escola do Legislativo mantém cronograma de eventos, com cursos e palestras, que podem ser acessados de maneira on-line. A diretora Silvia Morales, vereadora do mandato coletivo A Cidade É Sua (PV), falou do assunto, nesta quarta-feira (31) na live no perfil do Instagram do Parlamento Aberto.
“Tivemos atividades para marcar algumas datas, como o Dia da Água e a luta feminista, além de outros assuntos como discussões em torno do Plano Municipal de Habitação e da história da formação do artista teatral”, apontou vereadora Silvia, que aponta estas ações como “necessárias em um momento tão complicado como o que estamos vivendo”.
Instituída na Câmara pelo decreto 63/2014, de autoria do vereador João Manoel dos Santos, a Escola do Legislativo é voltada à educação para a cidadania, difusão cultural, capacitação de agentes políticos e lideranças comunitárias, capacitação e atualização de corpo técnico da Casa, envolvendo tanto servidores de carreira como assessores.
Na live do Parlamento Aberto, Silvia Morales detalhou o funcionamento da Escola. “É um espaço aberto, onde recebemos aqueles que querem participar das atividades que oferecemos, mas também quem se propõe a oferecer um curso, desde uma liderança comunitária até um doutor”, disse, ao lembrar que o organismo mantém termos de cooperação com instituições.
Além da diretora, a Escola do Legislativo conta, na gestão entre 2021 a 2024, o vereador Pedro Kawai (PSDB), como coordenador, e um conselho consultivo formado pelos professores Heliani Berlatto (Esalq) e Josué Adam Lazier (Unimep), que foram mantidos da administração antecessora, e os novos membros, vereador Josef Borges (Solidariedade) e o diretor do Departamento de Documentação e Transparência, Bruno Didoné.
Uma das ações ressaltada por Silvia Morares diz respeito aos temas que tramitam na Câmara e que acabam virando cursos na Escola. Ela lembra que “há poucos espaços existentes para debates”, citando conselhos municipais e comissões no Legislativo, “mas que também não comportam muita participação popular”, acrescenta. “Nós podemos fazer audiências públicas, mas aí o projeto já está quase em pauta para a votação”, ressalta.
Para a vereadora, trabalhar os cursos na Escola permite pautar o tema de maneira mais detalhada, bem antes da sua aprovação e cita o exemplo do Plano Diretor do Município em 2019. “Na época, quando vimos que o texto vinha para ser revisado na Câmara, nós marcamos dois cursos trazendo as temáticas relativas ao planejamento urbano”, ressaltou.
O resultado, salienta, foram contribuições efetivas. “Colaboramos com algumas emendas no Plano Diretor quando ele já estava no plenário”, disse.
A Escola do Legislativo de Piracicaba faz parte da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e da Associação Paulista de Escolas do Legislativo e, além disso, recebe visitas de outras escolas da região que tem o interesse em conhecer trabalho na Câmara.
Todo o cronograma de atividades da Escola do Legislativo fica disponível neste link no site oficial da Câmara. As inscrições para os cursos são gratuitas e podem ser feitas on-line. O espaço também é aberto para interessados em apresentar propostas de cursos. Neste caso, o contato pode ser diretamente com os vereadores Silvia Morales, do mandato coletivo A Cidade É Sua (PV), e Pedro Kawai (PSDB), ou ainda pelo telefone (19) 3403-7129 ou no endereço eletrônico: escola@camarapiracicaba.sp.gov.br.
Covid-19: Moção apela para inclusão de pacientes no Plano de Vacinação
Após acordo articulado por comissão, PL do Fundeb é aprovado
Conscientização sobre doença de parkinson é tema de live
Projeto aborda divulgação científica com linguagem popular
Terapeuta descortina universo do autista focando sua história familiar
Solene do Dia Municipal de Combate à Homofobia é aprovada
Mandato Coletivo propõe criação de comissão à secretário de cultura
Vereadoras apoiam deputadas ofendidas em sessão da CCJ
Câmara aprova requerimento que pede detalhes sobre leitos para covid
Rio Piracicaba e cana-de-açúcar são abordados em projeto audiovisual
Projeto resgata tradições do rio Piracicaba em formato de podcast
Comissão de acompanhamento reforçará políticas de arborização
Câmara terá comissão para mediar impasse entre Ilumina e Prefeitura
Projeto de lei propõe alterações em conselho do Fundeb
Escola do Legislativo promove capacitação para servidores e vereadores