EM PIRACICABA (SP) 13 DE AGOSTO DE 2019

Escola do Legislativo mira evolução das artes visuais em Piracicaba

Palestra proferida pelo cartunista Fábio San Juan abordou aspectos da história das artes visuais em Piracicaba, da manifestação indígena ao contemporâneo




Toque na imagem para aumentar

Escola do Legislativo mira evolução das artes visuais em Piracicaba

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


O artista gráfico e professor de História da Arte, formado pela Unicamp, Fábio San Juan iniciou na noite desta terça-feira (13), das 19h30 as 21h30, o ciclo de três encontros do curso "História das Artes Visuais em Piracicaba - da Arte Indígena à Arte Contemporânea, que acontece nos dias 13, 20 e 27 de agosto, nas dependências da Escola do Legislativo, prédio anexo da Câmara, rua do Rosário, 833, centro.

A coordenadora da Escola do Legislativo, a vereadora Nancy Thame (PSDB) acompanhou todas as explanações de Fábio San Juan, que neste primeiro módulo do curso se pautou em detalhar a evolução histórica das artes visuais em Piracicaba, passando pelo legado de artistas e colaboradores de renome como Archimedes Dutra, João Chiarini, Umberto Silveira Consentino, José Maria Ferreira e Valdir Carvalho, além de focar trabalhos contemporâneos a exemplo de Romualdo Cruz Filho e Cecílio Elias Netto, no registro crítico e literário sobre o andamendo do universo das artes plásticas e visuais de Piracicaba.

Fábio San Juan discorreu sobre trabalho que desenvolve há quase 20 anos, iniciado em 1998, com previsão para o ano de 2020, no término de sua pesquisa sobre as artes visuais em Piracicaba, que contempla uma série de artigos publicados em jornais locais, de entrevistas com artistas que marcam a história da arte em Piracicaba, que atuaram profissionalmente ou não, mas que tiveram relevância social na cidade. 

Fábio também fez reflexões sobre a existência ou não de uma arte tipicamente piracicabana, sendo que o livro se propõe a fazer uma análise mais abrangente da arte produzida na cidade. Além de pontuar os vestígios que possuimos sobre os indígenas, a exemplo da Igaçaba (pote e urna funerária, antes utilizada para guardar alimentos depois enterrar os restos mortais), além de inscrições rupestres descobertas em rochas no entorno do rio, em paredão basáltico, que nos remetem às reiminiscências de uma Piracicaba que já mostrava o seu diferencial nas artes, alçando como a Atenas Paulista, dado à sua pujança cultural e artística.

O trabalho artístico de Frei Thomé de Jesus (segundo vigário de Piracicaba), também foi abordado por Fábio Juan, que apontou documento do reino de portugal, do ano de 1782, em decreto sobre a povoação de Piracicaba, que alça à condição de freguesia à Vila e à categoria de cidade, onde a vida social acontecia em função da igreja. 

Fábio também destacou as três etapas a que o curso se propõe, passando pela arte indígena,  pelo século XIX, quando começa mesmo as primeiras manifestações artísticas em Piracicaba, seguindo até o século XX, com os artistas Dutras e Thomazi, incluindo a pintura acadêmica, passando pela arte moderna e contemporânea e chegando até os dias de hoje. 

A vereadora Nancy Thame destacou a importância de mais uma vez acolher a palestra de Fábio San Juan, em participações com temas diferenciados, sempre envolvendo a cultura local, sendo que na noite de hoje ele trouxe a história das artes visuais em Piracicaba, que é rica, onde muitas das vezes não nos atentamos de nos ligar aos vários momentos da história. 

Nancy ressaltou a formação do público, bastante diferenciado, a exemplo dos alunos do curso de Turismo do Senac, além de produtores de eventos, professores e, várias pessoas ligadas à educação. 

A parlamentar também enfatizou a condição de Piracicaba ter um vínculo cultural de raíz muito forte, sendo que temas como estes, com público diverso, para reflexão e aprendizado, faz com que tenhamos o fortalecimento da cultura local, em temas multivariados, mas que se vinculam nos eixos a que a Escola do Legislativo se pauta, que é promover a cidadania e a cultura local dentro da difusão do conhecimento. "Ninguém consegue ser cidadão pleno se não ama a terra ou o lugar em que está, sendo que por tudo isso vale este amor, este conhecimento", disse. 

A vereadora Nancy Thame também destacou a formação de Fábio San Juan na condição de cartunista, caricaturista e ilustrador desde 1993, tendo trabalhado e colaborado em vários veículos de imprensa local. E, como professor, ministrou cursos e palestras pela secretaria de Ação Cultural, Sesc, Esalq/Usp, Oficinas Culturais do Estado, Società Italiana, Sociedade Espanhola, entre outras instituições. 

Além de já ter participado do Salão Internacional do Humor, como artista e orientador de oficinas pedagógicas. Também mantém o site Aprendendo Arte (aprendendoarte.com.br), no qual publica textos, vídeos e promove viagens educativas sobre arte. Ainda ministra aulas em escolas do Fundamental I, II e Médio. 

Érica Alves de Lima, natural do Estado de Goiás e, que mora em Piracicaba atualmente acompanhou com muita atenção toda a palestra de Fábio Juan. E, no final das explanações registrou a satisfação em tudo o que viu e ouviu, na expectativa para os próximos dois módulos do curso. Atuando profissionalmente na área de Educação, Érica disse que não conhecia toda esta maravilha que é Piracicaba. 

Próximos cursos para o mês de Agosto: Redes Sociais e Câmaras Municipais (dia 14), Palestra sobre Direitos Humanos, Solidariedade e Utopia (15), Roda de Diálogo - Como lidar com a perda - Superação da Violência (28) e Introdução à Astronomia - Estrelas I (28). 

As inscrições podem ser feitas pelo site da Escola: escola.camarapiracicaba.sp.gov.br ou pelo telefone 34037129

 

 

Escola do Legislativo Nancy Thame

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas