EM PIRACICABA (SP) 02 DE SETEMBRO DE 2019

Escola do Legislativo reafirma papel da Câmara em ações de cidadania

Conselheiros reforçam trabalhos em andamento, deliberam novos cursos e, se preparam para que Piracicaba receba o encontro estadual das escolas legislativas do Estado




Toque na imagem para aumentar

Escola do Legislativo reafirma papel da Câmara em ações de cidadania

Crédito: Sidney Jr


O Conselho da Escola do Legislativo, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, sob coordenação da vereadora Nancy Thame (PSDB) promoveu reunião mensal, na manhã desta segunda-feira (2 de setembro), às 9h30, segundo andar do prédio anexo, rua do Rosário, 833, sala Walter Ferreira da Silva para avaliar propostas de novas parcerias, cursos e balanço das atividades promovidas, além de encaminhamentos de ordens operacionais, perante a Mesa Diretora e, deliberações sobre encontro estadual, a ocorrer em novembro (8), numa sexta-feira das 8 às 17h00, nas dependências do salão nobre Helly de Campos Melges, rua Alferes José Caetano, 834, centro, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer e Associação Paulista de Escolas do Legislativo, na realizaçação de oficinas e discussão de várias temáticas, com foco no processo democrático brasileiro.

Na coordenação dos trabalhos, a vereadora Nancy Thame registrou a grata satisfação em ver que a Escola do Legislativo está se consolidando cada vez mais, com bastante organização e muito apoio da sociedade, totalizando cerca de 100 parceiros autônomos, em quase 30 instituições parceiras, todos com termos de cooperação, em trabalho voluntário, onde se observa várias temáticas, com públicos distintos. 

A parlamentar também ressalta outros papéis, que são assumidos pela Câmara, na promoção da cidadania, de trazer o diálogo para dentro da Casa de Leis, onde a Escola do Legislativo tem participado e auxiliado de uma maneira muito significativa, onde quem ganha é Piracicaba, visto que temos vários municípios que também contam com esta visão mais aberta e proativa. 

Com vistas à consolidação da Escola do Legislativo, frente ao futuro, a veredora Nancy Thame ressalta que toda ação, não só do espaço público, há que ter a busca pelo amadurecimento e consolidação do institucional.

"Estou vereadora e, independente dos diretores, da Mesa Diretora, virão outras pessoas aí pela frente", destacou a parlamentar frente ao legado a ser deixado. 

Na reunião os conselheiros deliberaram sobre assinatura da ata anterior, atualização de quadros de parceiros e quatro novas propostas, a exemplo da participação do cientista político, Humberto Dantas, em palestra sobre iniciação poítica, com reflexo no trabalho social democrático da Fundação Konrad Adenauer. 

E, no acolhimento da proposta do Conselho Municipal de Assistência, e participação de Ranato Morgado, na capacitação de conselheiros, em evento a transcorrer no dia 6 de outubro, das 14 às 15h30.

Os conselheiros também avaliaram a proposta do astrônomo, Michel Pachini Neto, no evento "Ciência e Arte, no Engenho", na divulgação de trabalho em parceria com o Espaço Pipa, que envolverá ciência, arte e música, na execução das quatro estações de Vivaldi, em orquestra e violino, na propação da obra do compositor italiano. 

Na reunião também foi avaliado a proposta de Marcos Sorrentino e José Abad, na discussão temática sobre o Movimento Acampa, tendo como foco os nossos refugiados. O conselheiro da Escola do Legislativo, Josué Lazier deverá ser o mediador desta mesa redonda, na discussão do tema, em evento a ser realizado no dia 4 de novembro, segunda-feira, das 18h30 às 21h30, nas dependências do salão nobre Helly de Campos Meges, rua alferes José Caetano, 834, centro. 

Na reunião também foi avaliado os preparativos institucionais da Câmara perante a realização do encontro estadual das Escolas do Legislativo do Estado de São Paulo, no mês de novembro, com a presença de delegações de diversos municípios.

Recursos orçamentários, relatório de atividades, campanha de doações de leite, em destino à entidades assistenciais, além da programação para o mês de setembro também foram assuntos deliberados na reunião. 

Da reunião desta segunda-feira também participaram o diretor do Departamento de Assuntos Legislativos, Fábio Dionísio; vereador Pedro Kawai (PSDB) e o professor Josué Adan Lazier. Além da servidora Fernanda Micossi, que secretariou os trabalhos. 

CONSELHO - a estrutura organizacional do Conselho da Escola é formada por Nancy Thame (PSDB), vereadora e diretora da Escola; Fábio Dionísio, diretor do Departamento de Assuntos Legislativos, como coordenador; as servidoras Fernanda Micossi e Érica Diniz, secretárias; além de Pedro Kawai (PSDB), vice-presidente da Câmara e representante da Mesa Diretora; e os conselheiros Mauro Rontani, diretor do Departamento de Administração, Heliani Berlato, da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), e Josué Adan Lazier, da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

Escola do Legislativo Pedro Kawai Nancy Thame

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas