EM PIRACICABA (SP) 08 DE OUTUBRO DE 2019

Esperança olímpica, atleta do tiro com arco recebe moção de aplausos

Homenageada por André Bandeira, Brunna Scotton acumula conquistas em apenas dois anos de carreira.




Toque na imagem para aumentar

Moção de aplausos foi entregue na tarde desta terça-feira

Crédito: Leandro Trajano


A atleta de tiro com arco Brunna Scotton recebeu do vereador André Bandeira (PSDB), na tarde desta terça-feira (8), a moção de aplausos 126/2019, aprovada em agosto por unanimidade pela Câmara.

Com apenas 20 anos, há dois ela descobriu a modalidade em busca de uma forma de aliviar o estresse e melhorar o foco em suas atividades. Acabou encontrando uma carreira e muitos títulos, tornando-se uma esperança para o Brasil para as Olimpíadas de 2024, em Paris, na França, como apontou o autor da homenagem.

Brunna começou a competir em 2018 e o pouco tempo não impediu grandes conquistas. A atleta quebrou 11 recordes em estilos diferentes, além de bater a própria melhor marca por cinco vezes e ser campeã brasileira no circuito indoor em 2018. Ainda no ano passado, quebrou os seguintes recordes: de 195 e 235 pontos (indoor) e 185 pontos (hunter). Já em 2019 alcançou 179 pontos (indoor), 209 pontos (indoor), 200 pontos (flint), 360 pontos (animal round), 240 pontos (indoor), 243 pontos (indoor), 213 pontos (hunter) e 223 pontos (flint).

Brunna recorda que, na primeira vez em que puxou um arco, teve dificuldades por não aguentar o peso de aproximadamente 12 quilos, até que o treinador Rogério Facin emprestou-lhe um arco de 8 quilos. Mesmo com as dificuldades, continuou treinando e dedicando-se com o objetivo de competir em 2018, quando conseguiu utilizar um arco de 13 quilos.

Atualmente, Brunna treina na APAF (Associação Piracicabana de Arco e Flecha) e compete na Associação Field Brasil Arco e Flecha, que faz parte da IFAA (International Field Archery Association). Neste ano, conquistou o Campeonato Mundial 2019 na categoria indoor.

Na entrega da moção de aplausos, a atleta contou que o tiro com arco é um esporte de concentração e que precisou desenvolver a musculatura já durante a prática para desempenhar a atividade. Para ela, ter o reconhecimento da Câmara era algo imprevisível. "Quando começamos algo, temos nosso propósito, nosso objetivo, e este reconhecimento não estava nos meus planos", disse.

André Bandeira, além de apostar em Brunna como uma promessa olímpica, disse que ela é uma inspiração para crianças e jovens e um incentivo a um esporte ainda pouco difundido. "Que tenhamos muitas outras Brunnas em nossa cidade e no país e que esta homenagem sirva de estímulo para ela e para outros jovens no caminho do esporte", afirmou.

André Bandeira Homenagem

Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas