EM PIRACICABA (SP) 18 DE AGOSTO DE 2016

Festival Rockaipira será homenageado com moção de aplausos

Evento foi criado para enaltecer trabalhos de bandas e músicas de rock locais




Toque na imagem para aumentar

Primeira edição de evento ocorreu no ano passado e recebeu mais de 4 mil pessoas

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Os realizadores do Rockaipira, festival que enaltece as bandas e as músicas de rock autorais de Piracicaba, serão homenageados pela Câmara com a moção de aplausos 193/2016. A propositura foi aprovada na noite desta quinta-feira (18), durante a 44ª reunião ordinária.

O festival teve início após integrantes de diversas bandas de rock participarem de uma entrevista feita pelo Jornal de Piracicaba. No encontro participaram os músicos Du Orlando e Rogério Dias (Seo Roque), Fabiano Lima (Royales), Mário Brito (Os Republicados), Pa Moreno e Zé Rubens (Pa Moreno & Os Tetraldas), e Luís Kehl (Boris Laobarenko e os Apátridas do Pensamento Hegemônico).

“Entusiasmados com a sintonia e a forma como tudo fluiu, eles resolveram juntar outros músicos e discutir meios de colocar em prática as ideias tratadas durante a entrevista, pois sentiam que não tinham na cidade um espaço voltado para o rock, a não ser alguns poucos bares”, conta a propositura. 

Após o fortalecimento da ideia, os músicos expuseram o projeto à Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e definiram o local. A partir disso, realizaram reuniões periódicas e incluíram novos músicos, como Rosana Metler (Dirty Show), Nilo Camargo (Boris Laobarenko) e Erich Valim Vicente (Mazzaropi Contra o Crime). 

“O principal objetivo deste festival foi o de mostrar que o rock no interior está vivo e não apenas com banda covers, mas com muita música autoral e de qualidade”, descreve a propositura. 

A primeira edição do evento ocorreu em junho de 2015, com seis horas de música ao vivo, e reuniu mais de quatro mil pessoas. 

Segundo os organizadores, o Rockaipira é a realização de um projeto “fantástico de recuperação de um estilo musical que estava esquecido na cidade e voltou a ferver na veia dos entusiastas”. 

A homenagem será entregue a Luiz Kehl, José Rubens Trevisan e Nilo Camargo. A secretária municipal da Ação Cultural, Rosangela Camolese, receberá cópia da propositura.

Legislativo

Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas