Câmara rejeita veto a projeto de reinserção de dependentes químicos.
Fórum discute qualidade de vida para o trabalhador da Saúde
Reunião do Fórum de Cidadania apontou desafios para melhorar as condições de trabalho dos profissionais da área da Saúde pública e privada
Segunda reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (18), no Salão Nobre da Câmara
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946O Fórum Permanente de Cidadania, Justiça e Cultura de Paz iniciou nesta terça-feira (18), em reunião pública no Salão Nobre Helly de Campos Melges da âmara Municipal de Piracicaba, o planejamento e apresentação de ações com foco no eixo de educação continuada para a área da saúde.
O Fórum foi instituído na Câmara por meio do decreto legislativo 8/2022, tendo como autores os vereadores Gustavo Pompeo (Avante) e Paulo Camolesi (PV). “A ideia é criar estratégias para fortalecer o atendimento das redes pública e particular, com melhorias das condições de trabalho dos profissionais, além de um canal de escuta para os que atuam na área. O Fórum quer desenvolver políticas públicas para que a população ganhe com isso”, disse Pompeo.
Técnico em segurança do trabalho do Cerest Piracicaba (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Alessandro José Nunes da Silva, citou a necessidade de se estabelecer um programa de qualidade de vida para a saúde do trabalhador que atua diretamente na área da saúde. “Hoje só chegam demandas, mas as políticas estão longe da gente. Se não houver uma organização, quem trabalha adoece e quem cuida do trabalho adoecerá. Você precisa estar bem para cuidar, mas se a intensidade de trabalho é muito grande e a demanda ainda maior, que tipo de cuidado se consegue ministrar?”, disse
Questões como o momento de lazer e descanso desses profissionais estiveram ainda na abordagem de Silva, que apresentou os desafios relacionados ao acolhimento de baixa e alta complexidade e condições de trabalho; o desenvolvimento dos protocolos de linha de cuidado e ações intersetoriais; organização da rede, infraestrutura, comunicação e contratação.
Ele ainda disse serem necessários, no processo de educação permanente, a formação do setor, além da interligação com instituições de ensino, como parte do processo de educação em saúde.
No encontro também estiveram presentes o presidente da Casa, Wagner Oliveira (Cidadania), o Wagnão, e a vereadora Rai de Almeida (PT). Para a mesa dos trabalhos, foram convidados ainda o assessor parlamentar Antonio Oswaldo Storel, que durante os anos de 2000 a 2009 atuou como vereador e coordenou fórum com as mesmas características na Casa. “Esta Casa é uma casa do povo e temos que provocar situações aqui dentro para que se possa trazer um benefício maior a toda população de Piracicaba, que hoje é sede de uma metrópole”, disse Wagnão.
Os temas a serem abordados durante as discussões do Fórum são o trabalho precário, acidentes de trânsito e motociclistas, processo de formação de motociclistas e políticas públicas para a linha de cuidado desses trabalhadores.
Segundo Storel, uma das principais questões diz respeito à educação permanente, que pode trazer ganhos para diminuição da demanda. Para ele, o desafio é entender como atingir os que estão diretamente envolvidos no trabalho humano da sociedade, no caso os profissionais da saúde.
A vereadora Rai de Almeida manifestou sua preocupação com a precarização do trabalho dos trabalhadores na saúde. “Faltam profissionais no atendimento e o que vemos é o adoecimento desses trabalhadores e, consequentemente, da população”, disse.
Para o vereador Paulo Camolesi, é preciso “pensar coletivamente”, uma vez que as soluções não são simples, mas que exigem, porém, um começo.
Notícias relacionadas
Cerest recebe moção de aplausos pelos 20 anos de atuação
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Requerimento pede detalhes sobre obras em via do Bosques do Lenheiro
Requerimento pede detalhes sobre obras de pavimentação em Piracicaba
Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
Câmara aprova Título de Cidadão Piracicabano a Pedro Maurano
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária
Clarice Bragantini irá receber título de "Cidadã Piracicabana"
Câmara aprova audiência pública sobre obras de recapeamento
Câmara aprova programa de reinserção social para dependentes químicos
Vereadores comentam resultado das eleições municipais 2024
Professor Ronaldo Galvão é homenageado pelos 17 anos de docência
Projeto prevê equipamento de lazer em área institucional inutilizada