
Projeto de lei garante acesso a imagens de câmeras de trânsito em Piracicaba
Reunião do Fórum de Cidadania apontou desafios para melhorar as condições de trabalho dos profissionais da área da Saúde pública e privada
Segunda reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (18), no Salão Nobre da Câmara
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946O Fórum Permanente de Cidadania, Justiça e Cultura de Paz iniciou nesta terça-feira (18), em reunião pública no Salão Nobre Helly de Campos Melges da âmara Municipal de Piracicaba, o planejamento e apresentação de ações com foco no eixo de educação continuada para a área da saúde.
O Fórum foi instituído na Câmara por meio do decreto legislativo 8/2022, tendo como autores os vereadores Gustavo Pompeo (Avante) e Paulo Camolesi (PV). “A ideia é criar estratégias para fortalecer o atendimento das redes pública e particular, com melhorias das condições de trabalho dos profissionais, além de um canal de escuta para os que atuam na área. O Fórum quer desenvolver políticas públicas para que a população ganhe com isso”, disse Pompeo.
Técnico em segurança do trabalho do Cerest Piracicaba (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Alessandro José Nunes da Silva, citou a necessidade de se estabelecer um programa de qualidade de vida para a saúde do trabalhador que atua diretamente na área da saúde. “Hoje só chegam demandas, mas as políticas estão longe da gente. Se não houver uma organização, quem trabalha adoece e quem cuida do trabalho adoecerá. Você precisa estar bem para cuidar, mas se a intensidade de trabalho é muito grande e a demanda ainda maior, que tipo de cuidado se consegue ministrar?”, disse
Questões como o momento de lazer e descanso desses profissionais estiveram ainda na abordagem de Silva, que apresentou os desafios relacionados ao acolhimento de baixa e alta complexidade e condições de trabalho; o desenvolvimento dos protocolos de linha de cuidado e ações intersetoriais; organização da rede, infraestrutura, comunicação e contratação.
Ele ainda disse serem necessários, no processo de educação permanente, a formação do setor, além da interligação com instituições de ensino, como parte do processo de educação em saúde.
No encontro também estiveram presentes o presidente da Casa, Wagner Oliveira (Cidadania), o Wagnão, e a vereadora Rai de Almeida (PT). Para a mesa dos trabalhos, foram convidados ainda o assessor parlamentar Antonio Oswaldo Storel, que durante os anos de 2000 a 2009 atuou como vereador e coordenou fórum com as mesmas características na Casa. “Esta Casa é uma casa do povo e temos que provocar situações aqui dentro para que se possa trazer um benefício maior a toda população de Piracicaba, que hoje é sede de uma metrópole”, disse Wagnão.
Os temas a serem abordados durante as discussões do Fórum são o trabalho precário, acidentes de trânsito e motociclistas, processo de formação de motociclistas e políticas públicas para a linha de cuidado desses trabalhadores.
Segundo Storel, uma das principais questões diz respeito à educação permanente, que pode trazer ganhos para diminuição da demanda. Para ele, o desafio é entender como atingir os que estão diretamente envolvidos no trabalho humano da sociedade, no caso os profissionais da saúde.
A vereadora Rai de Almeida manifestou sua preocupação com a precarização do trabalho dos trabalhadores na saúde. “Faltam profissionais no atendimento e o que vemos é o adoecimento desses trabalhadores e, consequentemente, da população”, disse.
Para o vereador Paulo Camolesi, é preciso “pensar coletivamente”, uma vez que as soluções não são simples, mas que exigem, porém, um começo.
Projeto de lei garante acesso a imagens de câmeras de trânsito em Piracicaba
Requerimento quer informações sobre atividades e obras em ginásios da cidade
Vereador solicita informações sobre aulas de musculação
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Câmara aprova LDO 2026 com previsão de R$ 3,4 bilhões em receitas
Semana de Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas realiza atividade de encerramento
Câmara aprova requerimento sobre distribuição de materiais esportivos
Câmara aprova projeto que remaneja verbas do orçamento municipal
Câmara aprova reajuste salarial para cargos de comando da Guarda Civil Municipal
Fórum Permanente de Saúde Integral promove interação com alunos
Manhã de prevenção na Escola Mellita reúne esporte, saúde e conscientização
Encontro aborda prevenção ao uso de álcool e outras drogas
Câmara realiza extras para votar créditos de R$ 64 mi e LDO 2026
Em comunicado, Câmara anuncia reunião extraordinária para votar PL 136/2025
Atividade de prevenção ao uso de álcool e drogas tem bate-papo e batalha de rima