EM PIRACICABA (SP) 13 DE OUTUBRO DE 2020

Fórum Inter-Religioso atuará pela cultura de paz e liberdade de crença

Colegiado foi lançado na noite desta terça-feira (13), em reunião com representantes de diferentes denominações.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Lançado na noite desta terça-feira (13), em encontro na Sala de Reuniões do 2º andar do Prédio Anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o Fórum Permanente Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, instituído após a publicação do Decreto Legislativo 20/2020, de 12 de Agosto, reúne representantes de diferentes de denominações para estimular o respeito e o diálogo ecumênico no Município. 

“É um dia histórico para Piracicaba. O Secretário de Estado da Justiça e Cidadania deseja êxito e sucesso. E desde já queremos trabalhar para que este colegiado tenha assento no fórum estadual”, avaliou Vânia Soares, secretária-geral e presidente do Comitê Gestor.

O Fórum Inter-Religioso da Câmara de Piracicaba tem a função de desenvolver programas que promovam ações de combate à intolerância religiosa, disseminando a cultura de paz, assim como incentivar o diálogo entre igrejas, templos, comunidades religiosas, organizações e instituições públicas e privadas, com o objetivo de sensibilizar lideranças religiosas sobre a importância da promoção do bem comum.

Também compete ao Fórum incentivar a interlocução com organizações da sociedade civil e governamentais que atuem em questões de Direitos Humanos e assuntos congêneres, com vistas a ampliar as relações, estimular a cooperação mútua em prol da promoção e garantia da liberdade religiosa e de expressão. 

Deve, ainda, elaborar calendário inter-religioso municipal, cronogramas dos seminários, conferências, publicações e exposições sobre temas gerais e específicos vinculados à liberdade religiosa e à de consciência, para viabilizar a participação da sociedade, respeitando a particularidade de cada segmento, entre outras atribuições.

Reverendo da Igreja Metodista em Piracicaba, Osvaldo Elias de Almeida foi designado coordenador do Fórum Inter-Religioso e, em seu primeiro discurso, destacou que haverá “grandes desafios” e que o colegiado tem o objetivo de “estimular uma realidade de pluralismo”, em que “o reconhecimento do diferente seja visto como enriquecimento do singular”.

Elias salientou, ainda, que, a partir do lançamento do Fórum, o trabalho será de reunir todos os interessados em atuar junto ao colegiado e definir as funções de cada um, respeitando a representatividade das diversas denominações religiosas existentes na cidade. “Começaremos já a partir de amanhã (quarta-feira, 14) a nos estruturar para trabalhar”, disse.

Participaram do lançamento representantes da umbanda, do candomblé, da Igreja Presbiteriana, da Igreja Metodista, representante do Espiritismo, do Instituto Confraria e do Conepir (Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba).

Legislativo Fórum Inter-Religioso Marcos Abdala

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas