EM PIRACICABA (SP) 07 DE JULHO DE 2014

Iniciativa de Carlinhos, Aquário é denominado “Ilda Gonçalves”

Solenidade ocorreu no sábado (5) e homenageia uma das pessoas mais importantes para o desenvolvimento do basquete na cidade e no Brasil




Toque na imagem para aumentar



Ícone do basquete nacional, a ex-treinadora Ilda Borges Gonçalves, e falecida em 2012, denomina o Aquário Municipal instalado no Parque do Mirante. A solenidade de denominação ocorreu no sábado (5) e atende a Lei Municipal 7.641, de autoria do vereador Carlos Alberto Cavalcante (PPS). Ponto turístico da cidade, o espaço tem vista privilegiada do rio Piracicaba e apresenta variedade de espécies e ecossistemas, com o objetivo de incentivar a preservação ambiental e conscientização, já que recebe, semanalmente, excursões escolares. 

O Aquário Municipal “Ilda Borges Gonçalves” tem capacidade de 2.400 litros e medindo três metros de comprimento por 80 centímetros de altura. Neles, estão cerca de 80 espécies e mais de três mil peixes, divididos em Pequenos do Rio Piracicaba; Pequenos da Amazônia e Exóticos do Mundo Todo (estes últimos originários das Américas do Sul, do Norte e central, além de Ásia, África, Oceania e Europa. A variedade também destacam-se nos lagos ornamentais: Gigantes do Brasil; Gingantes do Nosso Rio e Lago das Carpas. Entre outros, estão peixes brasileiros deslumbrantes como tucunaré, pintado, dourado e pirambóia.

HOMENAGEADA - Ilda Borges Gonçalves nasceu em Quatá, no interior do Estado de São Paulo. Neca, como era chamada, começou a trabalhar com 14 anos na Prefeitura de Osvaldo Cruz. Contabilista, ela se desenvolveu na Administração Municipal. Casada por 43 anos com Eberard, teve quatro filhas: Cássia Maria Gonçalves da Silva Remunhão, Maria Paula Gonçalves da Silva (Magic Paula), Maria José Gonçalves da Silva Ribeiro (Dudé) e Maria Angélica Gonçalves da Silva (Branca). 

Paralelo a tudo isso, ela também ajudava o esposo que possuía uma gráfica e o Jornal da cidade, promovia o Baile das Debutantes na cidade. Nesta época também seu Beto muito politizado já ia mais para a parte da política, denunciando tudo de errado que acontecia no meio político da cidade, prejudicando muitas vezes dona Ilda em seu trabalho na Prefeitura. Ela chegou a ser deslocada para cargos de menor importância em retaliação as críticas feitas pelo seu marido em seu Jornal semanal. 

Aos 44 anos, Ilda aposentou-se por tempo de serviço na Prefeitura, tendo como ultimo cargo o de chefe do Departamento de Águas e Esgoto e responsável pela transição deste para a estatal Sabesp. 

Ilda Borges Gonçalves trabalhou muito para o basquete feminino de Piracicaba, revelou muitas jogadoras. Depois do esporte, ela se engajou no Clube da Lady e foi voluntária no Lar Escola Coração de Maria Nossa Mãe por vários anos, sempre ajudando. Faleceu em 21 de novembro de 2012, aos 76 anos.

Carlos Cavalcante Homenagem

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas