EM PIRACICABA (SP) 15 DE JULHO DE 2020

Inova Piracicaba busca adesão de comércio, empresas e universidades

Vereador Isac Souza e professor Francisco Giocondo César apresentaram propostas à Acipi e Atepi nesta quarta-feira (15)




Toque na imagem para aumentar



Amparado no conceito de inovação aberta e com foco no desenvolvimento regional, o programa Inova Piracicaba surge para integrar poder público, instituições de ensino, empresas e associações. Seus pilares foram desenhados a partir da sinergia de ideais do professor Francisco Giocondo César, do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), e do vereador Isac Souza (PTB). Nesta quarta-feira (15), eles iniciaram as reuniões de apresentação das propostas, com a intenção de mobilizar adesões na cidade.

Para Francisco Giocondo César, ligado à área da engenharia de produção e agente de prospecção de projetos de inovação do IFSP, a crise econômica que afeta estados e municípios exige criatividade dos gestores públicos. "Temos uma massa intelectual, que de certa forma está ociosa, e instituições públicas e privadas focadas em apagar incêndios. Essa proximidade tende a mobilizar esses setores para a geração de riquezas", avalia. 

O Inova Piracicaba tem a visão ainda que o poder público deve se propor a desenvolver mecanismos para prestar um atendimento qualificado aos cidadãos, estimular a gestão participativa e absorver e sistematizar as demandas sociais, fatores que colaboram para a promoção da igualdade, por meio das políticas públicas. "O sucesso do Inova Piracicaba depende do envolvimento de toda a comunidade, pois o objetivo final é o desenvolvimento local e regional nas mais diversas áreas", lembra o vereador Isac Souza.

A equipe do vereador está desenvolvendo um convênio de cooperação intelectual, como ainda aguarda a aprovação (após a votação de um projeto de decreto legislativo na Câmara) para criar o Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia, que aglutinará várias frentes para discutir temas relacionados à área. 

Pelos cálculos de Giocondo, a cidade conta com quase 19 mil estudantes, distribuídos em 10 instituições de ensinos técnico, graduação, mestrado e doutorado. Essas universidades e institutos, avalia ele, são elementos essenciais para o aprimoramento do Inova Piracicaba. "Muito do que é feito nos laboratórios não é aproveitado pelas empresas, o que chamamos de Vale da Morte. Nosso projeto quer otimizar, criar uma ponte, nivelar essa relação entre as instituições", diz.

REUNIÕES –– As discussões começaram às 9h, via Google Meet, aos representantes da Atepi (Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região), e às 11h, aos membros da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). Ainda esta semana, instituições como Fumep e Sesi conhecerão a iniciativa, na quinta (16) e sexta-feira (17), respectivamente. 

As propostas apresentadas na primeira reunião, com membros da Atepi, tiveram a participação do presidente, Vitor Pires Vencovsky, e de Willerson Segatto, da Lofty Network e Funny Internet; Carlos Luiz Francisco, sócio e Gerente de TI na RKM Sistemas; e Fabrício Campos, CEO da Sempreinfo Sistemas de Informação. Na sequência, o encontro foi com o gerente-executivo da Acipi, Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, e com Elder Placeres de Luis Júnior, do setor de Tecnologia da Informação da entidade.

Na prática, as empresas, associações e poder público apresentarão suas necessidades para as instituições de ensino, que buscarão as soluções. Depois, será elaborada uma carta convite que traga a descrição do problema, o escopo do que será desenvolvido e as condições para o desenvolvimento. De posse desse material, as equipes das instituições de ensino se debruçarão em torno das soluções e, a partir de um pitch com diversos grupos, apresentarão as possíveis soluções, que, uma vez escolhida, será formalizada. As instituições públicas e privadas acompanharão as fases de desenvolvimento, entrega, implantação e aprovação das soluções. 

Segundo o professor Giocondo, os diversos editais disponíveis podem contribuir para a obtenção de recursos no desenvolvimento das ações do Inova Piracicaba.

Para Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, a integração, hoje, representa a “grande dor” do ecossistema de tecnologia de Piracicaba. "Se ninguém fizer nada, a cidade, por si, só vai produzir empresas de tecnologia de agronegócio. Mas, a grande dor mesmo, sempre foi a integração", declarou. 

Ribeiro sugeriu ainda o envio de um pedido para formalizar a parceria com a Acipi, o que será feito pelo gabinete do vereador Isac. "Queremos atacar a dor certa. A falta de integração acaba impactando na solução. Temos que criar juntos e compartilhar. A academia é a alavanca para que levemos as soluções concretas", completou ele. 

O diretor-executivo da Acipi elogiou ainda o fato de o gabinete do vereador se envolver na questão. "Acho interessante a Câmara estar envolvida nesse processo, pois temos diversos vetores do poder publico local que precisam estar mais próximos. Um desses é o Parque Tecnológico, uma instituição pública, e que temos dificuldade de entender o seu protagonismo", disse, ao defender ainda maior efetividade nas ações do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia.

Isac Souza reforçou que o Inova Piracicaba buscará soluções para casos concretos da cidade. "Temos, aos poucos, lacunas que estamos preenchendoe bons caminhos a serem trilhados. Piracicaba tem pessoas qualificadas, que não podem atuar mais de formas dispersas."

Educação Isac Souza

Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas