EM PIRACICABA (SP) 10 DE AGOSTO DE 2017

Kawai recebe alunos da Fundação Raízen para o 'Conheça o Legislativo'

Grupo de 13 jovens, de 12 a 17 anos, participou do projeto nesta quarta-feira.




Toque na imagem para aumentar

Alunos da Fundação Raízen participaram do "Conheça o Legislativo"

Crédito: Lucas do Nascimento Machado


Os alunos da Fundação Raízen participaram, na tarde desta quarta-feira (9), no salão nobre, do "Conheça o Legislativo". O grupo de 13 estudantes assistiu a uma palestra sobre a constituição da cidade e da Câmara, a separação dos poderes e o Legislativo, a convite do vereador Pedro Kawai (PSDB).

O parlamentar apresentou a proposta do "Conheça o Legislativo" aos jovens. "O conhecimento faz parte da história. Só vamos mudar a política conhecendo a história dela; fazemos política em todo lugar. Esperamos mostrar para vocês que a política é importante para todos nós", disse.

Em seguida, o diretor do Departamento de Documentação e Arquivo, Fábio Bragança, explicou como foram constituídas as cidades na Idade Média, os conceitos de vereadores e Câmaras na época e a evolução desses elementos até os dias atuais, com a fundação de Piracicaba e o crescimento do município.

O advogado Bruno Didoné de Oliveira, do Departamento Jurídico, abordou as diferenças entre os poderes Legislatvo, Executivo e Judiciário, comentando as funções e as responsabilidades de cada um deles.

Depois, o advogado James Granziol, do Departamento Legislativo, detalhou o papel do Legislativo municipal, dando exemplo do cotidiano de leis que regem a sociedade. Ele explicou o funcionamento da Câmara, os projetos de leis vindos do Executivo e a votação em plenário. "Sem a Câmara, o prefeito não governa. É assim no Estado, é assim em Brasília", argumentou.

James também explicou as funções do poder: legislar; fiscalizar o cumprimento das leis; assessorar a Prefeitura, com requerimentos e indicações ––"é com essas ferramentas que a Câmara informa ao prefeito os pequenos problemas da cidade"––; e fortalecer a democracia, já que abre espaço para a população participar da política.

Ao final, os alunos da Fundação Raízen participaram de uma simulação de reunião ordinária ––que são realizadas todas as segundas e quintas-feiras, às 19h30, no plenário––, na qual votaram um projeto de lei fictício que propunha a diminuição da maioridade penal de 18 para 16 anos.

André Andrade, monitor dos alunos, agradeceu à Câmara e a todos os vereadores pela oportunidade. "Espero que isso sirva de estímulo para que vocês sejam mais participantes na política; estamos precisando de mais jovens ativos", afirmou.

Pedro Kawai Conheça o Legislativo

Texto:  Lucas Lima
Supervisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas