
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Grupo de 13 jovens, de 12 a 17 anos, participou do projeto nesta quarta-feira.
Alunos da Fundação Raízen participaram do "Conheça o Legislativo"
Crédito: Lucas do Nascimento MachadoOs alunos da Fundação Raízen participaram, na tarde desta quarta-feira (9), no salão nobre, do "Conheça o Legislativo". O grupo de 13 estudantes assistiu a uma palestra sobre a constituição da cidade e da Câmara, a separação dos poderes e o Legislativo, a convite do vereador Pedro Kawai (PSDB).
O parlamentar apresentou a proposta do "Conheça o Legislativo" aos jovens. "O conhecimento faz parte da história. Só vamos mudar a política conhecendo a história dela; fazemos política em todo lugar. Esperamos mostrar para vocês que a política é importante para todos nós", disse.
Em seguida, o diretor do Departamento de Documentação e Arquivo, Fábio Bragança, explicou como foram constituídas as cidades na Idade Média, os conceitos de vereadores e Câmaras na época e a evolução desses elementos até os dias atuais, com a fundação de Piracicaba e o crescimento do município.
O advogado Bruno Didoné de Oliveira, do Departamento Jurídico, abordou as diferenças entre os poderes Legislatvo, Executivo e Judiciário, comentando as funções e as responsabilidades de cada um deles.
Depois, o advogado James Granziol, do Departamento Legislativo, detalhou o papel do Legislativo municipal, dando exemplo do cotidiano de leis que regem a sociedade. Ele explicou o funcionamento da Câmara, os projetos de leis vindos do Executivo e a votação em plenário. "Sem a Câmara, o prefeito não governa. É assim no Estado, é assim em Brasília", argumentou.
James também explicou as funções do poder: legislar; fiscalizar o cumprimento das leis; assessorar a Prefeitura, com requerimentos e indicações ––"é com essas ferramentas que a Câmara informa ao prefeito os pequenos problemas da cidade"––; e fortalecer a democracia, já que abre espaço para a população participar da política.
Ao final, os alunos da Fundação Raízen participaram de uma simulação de reunião ordinária ––que são realizadas todas as segundas e quintas-feiras, às 19h30, no plenário––, na qual votaram um projeto de lei fictício que propunha a diminuição da maioridade penal de 18 para 16 anos.
André Andrade, monitor dos alunos, agradeceu à Câmara e a todos os vereadores pela oportunidade. "Espero que isso sirva de estímulo para que vocês sejam mais participantes na política; estamos precisando de mais jovens ativos", afirmou.
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova solicitações para reuniões solenes
Vereador solicita limpeza do acostamento de estrada no bairro Pau D'Alinho
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Câmara aprova LDO 2026 com previsão de R$ 3,4 bilhões em receitas
PL que autoriza remanejamento de verbas para entidades é aprovado na Câmara
Vereador prestigia abertura oficial do 11º Japão na Praça
Câmara aprova reajuste salarial para cargos de comando da Guarda Civil Municipal
Vereador prestigia Culminância do 1º semestre em Escola Estadual
Vereador celebra sete anos de horta no Eldorado
Vereador visita escolas para verificar viabilidade na implantação de bibliotecas
Câmara realiza extras para votar créditos de R$ 64 mi e LDO 2026
Em comunicado, Câmara anuncia reunião extraordinária para votar PL 136/2025
Lombofaixas são instaladas no bairro Paulicéia