EM PIRACICABA (SP) 18 DE JULHO DE 2019

Laboratório Municipal realiza mais de 100 mil exames por mês

Em visita, Pedro Kawai inteirou-se do serviço e conheceu as novas máquinas para exames.




Toque na imagem para aumentar

O laboratório realiza aproximadamente seis mil exames por dia

Crédito: Rafael Henrique da Silva


Em visita ao Laboratório Municipal, no Centro, na tarde desta quinta-feira (18), o vereador Pedro Kawai (PSDB) conheceu parte da equipe composta por 31 funcionários e os equipamentos instalados para auxiliar na realização de cerca de 6 mil exames por dia, o que faz superar a casa de 100 mil por mês.

O parlamentar foi recebido pelo coordenador do laboratório, Luiz Francisco Mendes, que trabalha no local há 21 anos. Ele explicou que o serviço atende cerca de 100 localidades, entre os postos de Saúde da Família, as unidades básicas de saúde, o Lar Betel, o Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas), a Penitenciária de Piracicaba, o Caphiv (Centro de Apoio aos Portadores de Vírus HIV/Aids e Hepatites Virais) e a Clínica de Atenção às Doenças Metabólicas.

O Laboratório Municipal realiza os exames no mesmo dia em que as amostras são enviadas e, após análise e constatação, os resultados são enviados para os locais atendidos de forma on-line. De acordo com Mendes, entre os exames realizados, o hemograma e o de urina (este até 500 vezes ao dia) são os mais frequentes.

O coordenador apresentou a Pedro Kawai cinco equipamentos implantados em 2018. A máquina que analisa sangue, por exemplo, dá conta de aproximadamente 1.800 exames por hora, enquanto a que faz exames de tuberculose foi adquirida como reconhecimento das campanhas promovidas pelo laboratório para a conscientização sobre o distúrbio.

Esse equipamento, por sinal, agiliza o processo de análise que, antes, era realizado em um período de até dois dias, com a internação e o isolamento do paciente durante esse tempo. Com a máquina, o resultado do exame sai após duas horas.

"Com o recebimento do resultado, o paciente consegue começar o tratamento mais cedo e tomar providências para evitar a propagação", comentou Mendes. "Hoje somos considerados o melhor laboratório de Piracicaba", completou.

"A gente fica tranquilo de ver que a Prefeitura de Piracicaba e o governo do Estado estão investindo na qualidade do atendimento e dos equipamentos", disse Pedro Kawai.

Saúde Pedro Kawai

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas