EM PIRACICABA (SP) 23 DE AGOSTO DE 2019

Maks Weiser receberá homenagem de Marcos Abdala

Voto de Congratulações foi aprovado na noite desta quinta-feira (22)




Toque na imagem para aumentar

Requerimento é de autoria do vereador Marcos Abdala

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Maks Weiser receberá Voto de Congratulações do vereador Marcos Abdala (REP) pelos 52 anos do título de Campeão Paulista de Automobilismo na categoria Turismo Força Livre (até 1.000 cilindradas), no ano de 1967. A propositura 656/2019 foi aprovada na noite desta quinta-feira (22), na 44ª reunião ordinária.

Maks nasceu em 24 de março de 1931, em Tabatinga, na região de Araraquara. Seu pai, Inácio Weiser, era comerciante, enquanto a sua esposa, Fanny Weiser, cuidava das coisas do lar. Maks estudou seus primeiros anos no Grupo Escolar da cidade até terminar o ensino primário. Estudou o ensino fundamental e médio na cidade de Itápolis.

“Após terminar os estudos em Itápolis, Maks se viu diante da vida adulta e queria continuar estudando. A opção mais interessante era a cidade de Piracicaba, que tinha boas escolas e Maks estava disposto a continuar passando os dias de semana longe da família, estudando, e voltando nos fins de semana”, contou Abdala.

O pai vendeu o comércio em Tabatinga e a casa que moravam. Em 1950, a família seguiu para Piracicaba. O ritmo constantemente agitado de Piracicaba não lhe fez bem e com três meses após a mudança, Inácio sofreu um infarto fulminante e veio a falecer.

Em 1957 Maks ficou, aos 20 anos, responsável por cuidar de sua mãe, do negócio que sugeriu ao pai para comprar e ainda com a sua perspectiva pessoal de continuar os estudos.

Em uma ida a Poços de Caldas (MG), em 1959, Maks viu Marinho Camargo vencer uma corrida pelas ruas da cidade ao volante de um DKW, derrotando carros muito mais potentes que o seu.

De volta a Piracicaba, Maks procurou o prefeito Francisco Salgot Castillon para organizar uma corrida de automóveis pelas ruas da cidade. O prefeito aceitou a proposta e atendeu a todos os pedidos para a realização do evento.

Em 1964, Maks Weiser foi a Rivera, no Uruguai, com seu carro de passeio, assistir a uma corrida e acabou na pista. Os pilotos brasileiros presentes o incentivaram a participar da corrida na categoria de novatos.

Em 1967, Maks Weiser foi campeão paulista, correndo de DKW em Interlagos, na categoria até 1000cc. Sua história já foi contada em dezenas de reportagens e no livro “Corridas e Pilotos de Piracicaba”, editado em 2011, com a chancela do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba).

“Maks Weiser é muito mais do que um cidadão respeitado na cidade que abraçou há mais de 60 anos. Seu legado para a história da cidade ficará para sempre registrado. Que os jovens piracicabanos o tenham como exemplo e que os promotores do automobilismo brasileiro se inspirem em sua iniciativa e ousadia”, enalteceu o parlamentar.

Legislativo Marcos Abdala

Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas