
Varejão da Paulista é liberado para prática de patinação recreativa
Propositura do vereador Pedro Kawai (PSDB) homenageia Pedro Henrique Santin Brancalion, docente da Esalq/USP
Moção de aplausos enaltece pesquisador da conservação florestal
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), na moção de aplausos 217/2024, aprovada por unanimidade, na 76ª Reunião Ordinária, em dezembro de 2024 homenageia o professor Pedro Henrique Santin Brancalion. O docente da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) foi reconhecido internacionalmente como um dos pesquisadores mais influentes do mundo. A entrega da comenda aconteceu na manhã desta sexta-feira (14), nas dependências da Esalq, em ato solene onde o pesquisador registrou a sua satisfação pelo reconhecimento do Poder Legislativo local.
O vereador Pedro Kawai fez a entrega da moção e do quadro alusivo à honraria concedida. O parlamentar destacou a relevância da Câmara em reconhecer a conquista do professor, em trabalho que dignifica o universo científico e dá visibilidade internacional para Piracicaba, na defesa do meio ambiente. “O professor Pedro Brancalion é um orgulho para nossa cidade. Sua inclusão nesse seleto grupo de pesquisadores demonstra o compromisso com a ciência de excelência, ao mesmo tempo em que projeta o nome de Piracicaba para o cenário global”, afirmou o parlamentar, que ainda considerou o papel fundamental para uma sociedade ao contar com pessoas que estão voltadas em ajudar o próximo, na defesa de um mundo mais sustentável.
Pedro Henrique Santin Brancalion recebeu a honraria ao lado de seus pais: Valdete e Pedro Brancalion e, da diretora da Esalq, Thais Vieira, que destacou a relevância da Instituição ser elevada no cenário internacional, com o trabalho do pesquisador e, de também ser reconhecida pela Câmara de Piracicaba. O professor reconheceu que o sucesso não foi apenas seu e, sim graças às ótimas condições que a Esalq oferece aos pesquisadores. "A Esalq é que me dá oportunidade de desenvolver um trabalho de conquista internacional", concluiu o pesquisador, que ainda fez menção à educação recebida de seus pais.
No teor da moção, o vereador Pedro Kawai enfatiza que o reconhecimento ao professor Brancalion é baseado no levantamento divulgado pela consultoria britânica Clarivate Analytics, que elenca os cientistas mais citados globalmente ao longo da última década. A análise utilizou dados do índice de citações da plataforma Web of Science, complementados por estudos do Instituto de Informações Científicas (ISI) da Clarivate. A lista destaca 6.636 pesquisadores de 59 países e 21 áreas de pesquisa, e o professor figura entre os 14 cientistas brasileiros incluídos no ranking, sendo a USP a instituição com maior representação nacional.
Brancalion integra o Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP, onde desenvolve estudos relacionados à restauração ecológica e conservação florestal. Seu trabalho tem recebido ampla visibilidade no meio acadêmico, refletido no volume significativo de citações em publicações científicas. Além do reconhecimento ao professor, a moção também enaltece a relevância da ciência brasileira no contexto mundial, apesar dos desafios enfrentados na área de pesquisa e inovação.
Varejão da Paulista é liberado para prática de patinação recreativa
Câmara homenageia irmãos medalhistas no Campeonato Brasileiro de Skate
Vereador foca evento na Estação da Paulista no Dia Internacional da SD
Vereadores acompanham lançamento de Centro de Saúde
Requerimento solicita informações sobre concursos públicos vigentes
Solenidade vai homenagear Dia do Síndico
Incentivo financeiro a agentes comunitários de saúde é tema de reunião
Piracicaba oficializa evento esportivo no calendário municipal
Projeto determina divulgação do contato do Conselho Tutelar em escolas
Câmara homenageia Ana Lúcia Scagnolato e ArcelorMittal em solenidade
Líder comunitário é homenageado por trabalho de preservação ambiental
Vereador pede informações sobre distribuição de uniformes escolares
"Grupo Vocal Celeste Porvir" recebe moção de aplausos da Câmara
Escola do Legislativo poderá discutir evento da Semana do Sono
Câmara inicia Cursos de Libras em parceria com Instituto Federal