EM PIRACICABA (SP) 18 DE DEZEMBRO DE 2019

Monike Cristina é reverenciada em noite de gala no Teatro Losso Netto

Moção de aplausos entregue por Pedro Kawai traduz a manifestação da Câmara, em consonância com a população, no reconhecimento da carreira internacional desta bailarina




Toque na imagem para aumentar

Monike Cristina é reverenciada em noite de gala no Teatro Losso Netto

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




O vereador Pedro Kawai (PSDB), na moção de aplausos 240/2019, aprovada na última reunião ordinária de 2019, no dia 12 de dezembro e, entregue na noite desta quarta-feira (18), às 20h00, consolida a manifestação da Câmara, em consonância com a população, no reconhecimento do legado artístico da bailarina piracicabana, Monike Cristina de Souza, no seu sonho de criança e que um dia tornou-se realidade graças à sua garra e determinação, de hoje brilhar nos principais palcos do mundo, levando na ponta dos pés a arte do ballet clássico. 

A entrega da honraria foi conferida 30 minutos antes do espetáculo "Con'Vida de Natal", apresentado nas dependências do teatro municipal Dr. Losso Netto, sob a coordenação da Cedan (Cia. Estável de Dança), em espetáculo com mais de 120 bailarinos, representados por escolas, academias e grupos, que também trouxeram para a cidade bailarinos renomados, como Ivan Domiciano, Ana Silvia, Alan Marques, Toni Padrom e Ana Cláudia Magagnim, que também foram homenageados pela Cedan.

O vereador Pedro Kawai destacou a trajetória da bailarina Monike, que brilha nos principais palcos mundiais, enfatizando que ela é uma pessoa extremamente dedicada, comprometida com o trabalho, com a arte da dança, com o ballet, sendo filha de Piracicaba e, filha da Cedan. 

Também reconheceu que toda cultura de Piracicaba, passando pela música e pela dança, sintetiza em nomes, a exemplo desta bailarina que leva a sua arte pelo mundo, devido ao seu comprometimento e dedicação, em exemplo para outros profissionais. "O reconhecimento acima de tudo é por ela levar o nome de Piracicaba para os quatro cantos do mundo", disse o parlamentar. 

A secretária municipal de Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese também prestigiou o ato solene, bem como recebeu uma cópia da moção. E, fez uma retrospectiva nos mais de 10 anos da Cedan, para enfatizar o legado da Cia. na formação de bailarinos, a exemplo de Monike Cristina. 

A maitre e diretora artística da Cedan, Camila Puppa, que na ocasião também recebeu cópia da moção falou da responsabilidade que tem perante os bailarinos que passam por suas mãos, especialmente na trajetória de Monike Cristina, que com muito orgulho atuou na sua projeção internacional. Camila ainda recebeu cópia da moção de aplausos, que será direcionada à presidente do Sindicato dos Profissionais da Dança no Estado de São Paulo, Maria Pia Finocchio.

Cristiane Berenice de Macedo Silva Ferreira, mãe da bailarina Monike também contribuiu com as homenagens da noite ao deixar registrado em entrevista à TV Câmara, o quanto foi difícil, mas recompensador o acalentar o sonho da filha, rompendo os preconceitos qua ainda penalizam o caminhar dos negros, onde foi preciso muita garra e determinação para garantir um espaço no universo do ballet clássico. 

A contemplada da noite, Monike Cristina, não escondeu emoção e a surpresa ao saber que além de ser homenageada também pegaria no microfone para se manifestar e, reiterou o quanto leva no coração o nome de Piracicaba quando se apresenta em diversos palcos internacionais. E, agradeceu a Deus em primeiro lugar, além de considerar pessoas que sempre acreditaram no seu potencial, especialmente no apoio familiar. Além de agradecimento especial à Câmara, na pessoa do vereador Pedro Kawai.

O ato solene da entrega da moção foi conduzido pela cerimonialista Daniela Caroba, que além de fazer a leitura de parte da moção de aplausos, também garantiu momento especial no evento para que a Cedan entregasse uma homenagem especial aos principais bailarinos da noite. 

Em solicitação de quebra de protocolo, o vereador Pedro Kawai fez a entrega especial de um botom -- emblema da Câmara, à bailarina Monike. 

 

Homenagem Pedro Kawai

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas