EM PIRACICABA (SP) 06 DE SETEMBRO DE 2019

Morador aponta falta de planejamento em obras na praça José Bonifácio

Luis Américo Chitolina utilizou a tribuna popular na 48ª reunião ordinária




Toque na imagem para aumentar

Morador utilizou a tribuna na reunião desta quinta (5)

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946



Morador há 60 anos do Bairro Alto, Luis Américo Chitolina criticou o projeto de revitalização da praça José Bonifácio durante uso da tribuna popular, quinta-feira (5), na 48ª reunião ordinária. De acordo com ele, a retirada das guaritas demonstra falta de planejamento. "É dinheiro público, senhores vereadores, vocês têm que cobrar isso aí”, disse.

Chitolina comentou sobre as fontes instaladas na praça José Bonifácio desde 1888, quando a primeira era no local onde está a Catedral de Santo Antônio. Em seguida, foi construída a fonte de mármore de carrara e, por último, fonte de granito com chafariz, a qual, segundo ele, passou por processo de degradação e tornou-se um “piscinão”.

“Precisa ter revitalização. Em um país tipo a Itália, se alguém tivesse a ideia de acabar com a fonte, seria guilhotinado. Lá se preserva, aqui se destrói”, disse o morador e citou outros pontos turísticos de Piracicaba que, segundo ele, não foram preservados.

O munícipe criticou a decisão do Codepac (Conselhos Municipais de Piracicaba) de retirada da fonte, definida após a avaliação de grupo que, segundo ele, é composto 50% do Poder Público e 50% da sociedade civil. De acordo com Luiz, a decisão do conselho foi “parcial”.

“Você acha que alguém do governo vai falar não a uma decisão do prefeito? ”, questionou. “O símbolo do abandono da praça era a fonte. Agora mudou: o símbolo de abandono é uma horta de batata doce; e quem planta não está errado, porque vê que está abandonada”, disse.

Em Pela Ordem, a vereadora Nancy Thame (PSDB) comentou que entrou com requerimento para obter informações sobre o projeto de revitalização da praça e memorial descritivo. “Uma praça central tem que ter uma conotação diferente, não só da questão histórica”, disse. “Entramos com requerimento, o retorno ficará disponível para vocês”, completou.

Tribuna Popular

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas